O Brasil passou grandes potências da tecnologia e já conta com a 3° maior velocidade 5G do mundo. Os dados são da consultoria internacional Opensignal, que analisou a velocidade média de download no 5G de 137 países, no último trimestre de 2024. Este resultado demonstra a forte presença do 5G por toda a extensão territorial e levanta expectativas para a chegada do 6G no país.
- O 5G mudou mesmo nossa vida? Veja o que a tecnologia realmente entregou
- Qual a diferença entre 4G e 5G?
Brasil tem o 3° 5G mais rápido do mundo
De acordo o estudo recém-publicado, o Brasil conta com uma das velocidades de 5G do mundo inteiro, entre 137 países. O país ficou à frente até mesmo de potências da tecnologia, como Estados Unidos, Japão e Taiwan.
Isso também significa que o Brasil avançou significativamente na implementação do 5G em todo o território nacional, conforme os planos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Para efeito de comparação, a agência esperava que até 2027, 57,67% do Brasil contasse com a tecnologia de redes móveis. Contudo, em 2025, a porcentagem do território abrangido pelo 5G já está em 62,98%.
Vale destacar que, além de transformar a experiência de conexão do usuário, o 5G tem sido fundamental para melhorar os processos em diferentes setores da sociedade, como a saúde:
“No setor da saúde, por exemplo, o 5G permite diagnósticos mais precisos e a realização de cirurgias assistidas por tecnologia. Já no contexto das cidades inteligentes, facilita a implementação de soluções de transporte eficientes, sistemas de segurança avançados e gestão de energia mais sustentável”, explica Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
6G é o próximo passo da internet no Brasil
Com o 5G com alta velocidade de conexão e o atual processo de expansão do 5G nas cidades brasileiras, a expectativa para o 6G aumenta.
A tecnologia mais recente de redes móveis já tem data para estrear: 2030. No entanto, a chegada do 6G no Brasil pode chegar após esta data.
Segundo pesquisadores da Universidade de Londres, na Inglaterra, testes demonstraram que o 6G pode chegar na velocidade de download de 1 TB. Dessa forma, os aparelhos devem alcançar uma latência muito baixa, o que pode ser crucial para expandir a inteligência artificial, cadeias de produção, download de arquivos ultra grandes e streaming.
Leia mais:
- Entenda as ameaças do 5G para a segurança cibernética
- 5G faz mal para a saúde?
- Qual a diferença entre 4G e 5G?
VÍDEO: Qual a DIFERENÇA entre as redes 4G e 5G?
Leia a matéria no Canaltech.