Tábua de 4 mil anos mostra primeira reclamação de cliente da história

Há quase quatro mil anos, na antiga Mesopotâmia, um homem chamado Nanni ficou insatisfeito com a qualidade do cobre que comprou e decidiu escrever uma reclamação formal ao vendedor, conhecido como Ea-nāṣir. O “Reclame aqui” da época foi feito em um tábua de argila da Idade do Bronze e é reconhecida como a reclamação de cliente mais antiga do mundo.

Nanni fez o texto na escrita cuneiforme, que era típica da época, e o enviou por meio de um mensageiro. Obviamente, não existiam aplicativos de mensagem e reclamações, cartas e textos em geral eram enviadas aos destinatários através de outras pessoas.

O cobre era essencial para a produção do bronze, liga metálica que deu nome à Era. Por isso, os pesquisadores acreditam que discussões mais acaloradas em torno da comercialização do recurso eram comuns.

Imagem colorida de fios de cobre - Metrópoles
A comercialização do cobre foi o motivo da primeira reclamação de um cliente da história

No texto de reclamação, Nanni não poupou palavras e não desperdiçou nenhum centímetro da tábua de argila — as queixas cobriam a frente e o verso do objeto. Ela possui 11,6 cm de altura e 5 cm de largura. Sua tradução foi realizada pelo assiriologista Adolf Leo Oppenheim e publicada no livro Letters from Mesopotamia, em 1967.

Na escrita, é possível perceber que Ea-nāṣir não apenas vendeu um produto de qualidade duvidosa, mas também destratou os mensageiros enviados por Nanni. A carta dizia que o vendedor já havia recebido o pagamento, porém se recusava a devolver o dinheiro ou resolver o problema.

O mais curioso é que o comerciante não tinha uma boa fama com outros clientes, já que escavações feitas na cidade de Ur, no Iraque, encontraram vários protestos endereçados ao empresário.

Veja a mensagem de Nanni

“Você colocou lingotes [de cobre] que não eram bons diante do meu mensageiro e disse: ‘Se você quiser pegá-los, pegue-os; se não quiser pegá-los, vá embora’! Enviei mensageiros, cavalheiros como nós, para recolher a bolsa com meu dinheiro (depositado com você), mas você me tratou com desprezo, enviando-os de volta de mãos vazias várias vezes. Há alguém entre os mercadores que negociam com Tilmun que me tratou dessa maneira? Você sozinho trata meu mensageiro com desprezo! Agora cabe a você devolver o dinheiro para mim integralmente. Tome conhecimento de que, de agora em diante, não aceitarei aqui nenhum cobre seu que não seja de boa qualidade. Eu, de agora em diante, selecionarei e pegarei os lingotes individualmente em meu próprio quintal”, escreveu o cliente.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.