São Paulo — A Polícia Civil de São Paulo encontrou o homem suspeito de invadir a Paróquia Bom Jesus das Oliveiras, no Itaim Paulista, zona leste da capital, no último domingo (6/4). O indivíduo, que quebrou duas imagens de santos dentro da igreja: a de Bom Jesus e Santa Edwiges, foi encontrado dentro de casa e confessou o crime.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem de 28 anos foi localizado em casa, em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo. Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi para o local após receber informações de que ele seria o responsável por quebrar as imagens.
Ainda de acordo com a pasta, ao ser abordado, o suspeito admitiu ter invadido e quebrado os santos da igreja. O nome dele não foi divulgado.
Questionado pelos policiais, o homem não explicou a motivação de ter invadido a paróquia e foi encaminhado ao 50° Distrito Policial (Itaim Paulista). Na unidade policial, a ocorrência foi registrada como ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo. Ele foi liberado após ser ouvido.
Agressão às imagens
Imagens gravadas por uma câmera de segurança da paróquia mostram o momento em que o homem entrou na igreja e jogou as imagens no chão. De acordo com testemunhas, o autor entrou no local logo após a missa e, sem motivo aparente, derrubou e destruiu as duas imagens religiosas. Os santos, que estavam cobertos devido ao período quaresmal, foram destruídos e deixados no chão da igreja.
Veja vídeo:
Por meio das redes sociais, o pároco da igreja, padre Genaldo Laurindo, lamentou o episódio e afirmou que o suspeito teria quebrado os santos após não conseguir falar com ele. “Eu acredito que ele queria falar comigo, talvez até mesmo me agredir, e não me encontrando partiu para a agressão às imagens”, disse.
Ainda segundo o pároco, os danos causados são irreversíveis e os santos terão que ser substituídos. Durante o ataque, havia apenas outro homem dentro da igreja, que não ficou ferido.