Mais de 5 milhões de pessoas já aproveitaram o “Vai de Graça” desde que a medida começou no dia 1º de março. A iniciativa, que garante a gratuidade no transporte público do Distrito Federal aos domingos e feriados, já é um sucesso. Só nos quatro dias de Carnaval, os ônibus e o metrô registraram mais de 2,5 milhões de acessos, índice cerca de 46,5% maior do que o movimento total nos quatro dias de folia em 2024.
O decreto nº 46.924/2025, que institui o “Vai de Graça”, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e, partir de agora, todos os domingos e feriados listados no normativo serão com ônibus e metrô liberados para a população.
Inclusive, para celebrar os 65 anos de Brasília, durante os cinco dias de programação gratuita – a partir de quinta-feira (17/4) até segunda-feira (21/4) -, a população poderá usufruir do transporte público gratuito por meio do programa Vai de Graça.
Mas, como toda novidade, é possível que você ainda tenha dúvidas sobre o funcionamento da iniciativa, por isso reunimos as principais dúvidas sobre o “Vai de Graça”. Confira:
Sim. O “Vai de Graça” engloba toda a rede de transporte público do DF, incluindo BRT e Zebrinhas, para incentivar o uso e reduzir a dependência do transporte individual, promovendo assim a inclusão social.
Cabe lembrar, porém, que os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade por serem controlados pelo governo federal.
Sim. O “Vai de Graça” vale também para as viagens de metrô feitas em todos os domingos e feriados.
Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, Especial (PcD), Idoso (sênior) ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca – para quem não tem qualquer dessas opções, são aceitos cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô. O acesso será mantido pela porta frontal, e o desembarque, pelas demais. Assim, será possível medir o número de usuários da gratuidade.
A medida vale na rede de linhas noturnas e diurnas da 0h até as 23h59 de todo domingo. Nos feriados, vale pelo mesmo período. Porém, em feriados prolongados, vai da 0h do primeiro dia até as 23h59 do último dia do recesso.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclarece que monitora a operação do programa “Vai de Graça” desde a implantação e, desde o dia 6/4, reforçou a operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento à população após o acréscimo de 59% no número de acessos desde que a medida foi implantada.
A medida vale para os feriados que constam no Decreto nº 46.924, de 28 de fevereiro de 2025. Que são:
- 1º de janeiro – Confraternização Universal (feriado nacional)
- Paixão de Cristo – Data móvel (feriado nacional)
- 21 de abril – Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional)
- 1º de maio – Dia do Trabalhador (feriado nacional)
- 7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 2 de novembro – Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
- 30 de novembro – Dia do Evangélico (feriado distrital)
- 25 de dezembro – Natal (feriado nacional)
A iniciativa busca valorizar a população e fortalecer o comércio, a economia e o turismo na capital. Para tirar o projeto do papel, o Governo do Distrito Federal subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.
A remuneração das empresas de ônibus é feita por meio da tarifa técnica, ou seja, por acesso. Quanto mais acessos, mais se diminui o valor da tarifa. Isso ocorre porque o custo do sistema não é impactado, uma vez que a frota, os horários e a quilometragem se mantêm inalterados. O custo já é pago pelo GDF, com isso, é possível manter o equilíbrio do sistema sem aumentar o valor da passagem.