A cantora Preta Gil está internada desde segunda-feira (7/4) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento oncológico. De acordo com o boletim médico mais recente, divulgado na tarde desta terça-feira (8/4), a artista segue com estado de saúde estável, mas ainda sem previsão de alta.
A transferência para o hospital paulista ocorreu no domingo (6/4) e tem como objetivo prosseguir com o acompanhamento médico que vinha sendo realizado no Rio de Janeiro.
Confira a íntegra do comunicado emitido pelo hospital:
“A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) encontra-se internada no Hospital Sírio-Libanês desde 7/4, para acompanhamento oncológico. A paciente segue estável e não há previsão de alta nesse momento.”
A artista está sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira.
Infecção urinária e mudança de hospital
A internação de Preta teve início na última quarta-feira (2/4), em um hospital do Rio de Janeiro, após ser diagnosticada com uma infecção urinária. Na ocasião, a equipe da cantora informou, por meio de nota, que seu estado era estável, mas que a internação foi necessária para a realização de exames e administração de medicamentos específicos, em virtude do seu quadro oncológico.
No sábado (5/4), a artista foi transferida em uma aeronave particular para o Hospital Sírio-Libanês, onde passou a ser acompanhada de perto por seus médicos.
Entenda o quadro de saúde de Preta Gil
- Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, uma doença que acomete o cólon e o reto, partes do intestino grosso.
- Logo após a descoberta da enfermidade, a cantora iniciou um tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia. Em agosto de 2024, passou por uma cirurgia para remover os tumores.
- No entanto, exames posteriores indicaram que o câncer havia se espalhado para quatro outras regiões do corpo, o que exigiu a retomada do tratamento.
- Na busca por novas abordagens terapêuticas, Preta participou de um estudo clínico nos Estados Unidos, com o objetivo de encontrar alternativas inovadoras para o combate à doença.
- Atualmente, a cantora segue sob monitoramento médico contínuo.