A policial militar punida administrativamente com dois dias de permanência disciplinar no quartel por ter publicado um vídeo nas redes sociais em que aparece fardada, lavando uma viatura e demonstrando o uso de um torniquete, é Mayara Kelly Melo Mota.
Além de ser soldada da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a PM é influenciadora digital. Nas redes sociais, acumula mais de 40 mil seguidores e posta, diariamente, vídeos sobre maternidade, fotos na academia, registros com a família e conteúdos sobre a atuação na polícia militar, incluindo fotos exibindo armamentos.
Polêmica
Ainda cabe recurso da decisão, publicada na última sexta-feira (4/4) no Boletim do Comando Geral, que pune administrativamente Mayara Kelly.
O vídeo que gerou a polêmica permanece publicado em seu perfil e acumula mais de 280 mil visualizações e quase 20 mil curtidas.
A defesa da soldada afirma que os vídeos têm caráter educativo e de valorização do papel das mulheres na segurança pública. De acordo com a defesa, a gravação sobre o torniquete, feita em julho de 2023, foi motivada por uma experiência pessoal: o irmão de Mayara, também policial, foi baleado na perna durante uma ação contra o crime. Já o vídeo em que aparece lavando a viatura, publicado em abril do mesmo ano, buscava destacar que mulheres desempenham funções operacionais na corporação.