Bolsas dos EUA disparam após novo anúncio de Trump sobre tarifas

A reação dos principais índices das bolsas de valores dos Estados Unidos foi imediata ao anúncio do presidente norte-americano Donald Trump de que aumentará as tarifas comerciais impostas à China, ao mesmo tempo em que diminuirá as taxas cobradas dos demais países.


O que aconteceu

  • Por volta das 15h10 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones avançava 6,4%, aos 40,1 mil pontos.
  • O S&P 500, por sua vez, disparava 7,48%, aos 5,3 mil pontos.
  • O Nasdaq Composite era o que registrava os maiores ganhos, subindo 9,56%, aos 16,7 mil pontos.

O novo anúncio de Trump

A medida acontece após a China reagir com a taxação de 85% de produtos importados dos EUA. O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que, além de aumentar as tarifas, irá reduzir para 10%, por 90 dias, as taxas aplicadas a outros países de forma recíproca. Para o Brasil, não haverá mudança, pois o país já estava entre os taxados em 10%.

Em resposta ao aumento das tarifas da China contra os EUA, Trump anunciou que elevará a tarifa sobre produtos chineses para 125%, com efeito imediato.

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis”, escreveu Trump.

Trump afirmou que, após mais de 75 países convocarem representantes dos EUA — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR — para negociar questões como tarifas, barreiras comerciais e manipulação cambial, decidiu autorizar uma pausa de 90 dias e aplicar uma tarifa recíproca reduzida de 10%, com efeito imediato, desde que esses países não retaliem “de forma alguma” os EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.