São Paulo — A Universidade de São Paulo (USP) suspendeu na manhã da última terça-feira (8/4) os exames de rotina e a abertura de ficha no hospital da universidade, localizado no Butantã, zona sul de São Paulo, por estar enfrentando instabilidades nos sistemas e na conexão com a internet.
Em nota, a USP afirmou que o problema está afetando a rotina do hospital e que decidiu suspender os exames visando a segurança dos pacientes. A universidade disse ainda que os atendimentos de urgência seguirão acontecendo.
Problema recorrente
- A USP já havia relatado instabilidades nos sites da universidade no dia 11 de março. À época, o problema chegou a afetar a pré-matrícula dos aprovados nos vestibulares.
- Estudantes relataram nas redes sociais o medo de perder o ingresso na universidade por conta do problema, mas a USP prorrogou a pré-matrícula por mais dois dias.
- Na ocasião, a universidade confirmou ter passado por instabilidades no site oficial e nos Sistemas Corporativos “devido a questões técnicas”.
Ataque hacker
O site da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), grupo de professores da USP, foi alvo de um ataque hacker cerca de duas semanas depois, no dia 27 de março.
A associação afirmou que o hacker responsável pela ação entrou em contato por e-mail alegando que também foi o autor do ataque aos sites da universidade.
A USP não confirma a informação e afirmou que acionou as instâncias competentes para investigar o caso. O Metrópoles procurou a Polícia Federal (PF) que disse não confirmar nem fornecer informações sobre possíveis investigações, e ou, inquéritos em andamento.