O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado, nessa quarta-feira (9/4), pelo senador democrata Adam Schiff de ter passado informações internas para investidores da bolsa de valores. Schiff pediu ao Congresso que uma investigação fosse aberta para analisar um possível “insider trading” relativo à pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas aplicadas a alguns países.
“‘Memecoins familiares e todo o resto não estão livres de investigação sobre insider trading ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir em breve”, disse Schiff à revista Time.
O termo “insider trading” é usado no mercado financeiro ao referir-se ao ato de utilizar informações relevantes ainda não divulgadas para obter vantagens na negociação de ativos. A prática é considerada ilegal.
Tarifaço
- Donald Trump anunciou uma série de tarifas recíprocas contra diversos países ao redor do mundo no dia 2 de abril.
- Após a polêmica medida, parte da guerra comercial iniciada por Trump, diversos países buscaram os EUA para negociar a tentar reduzir taxas.
- A China, contudo, decidiu entrar na guerra de Trump e aplicou uma taxa de 84% sobre produtos importados dos EUA. Horas depois, foi taxada em 125%.
- Nessa quarta-feira (9/4), Trump suspendeu por 90 dias as taxas dos países que procuraram os EUA para negociar as tarifas recíprocas.
A acusação contra Trump surgiu quando o presidente, às 9h37 dessa quarta, postou em sua rede Truth Social: “Este é um ótimo momento para comprar. DJT”. E menos de quatro horas, ele anunciou uma pausa de 90 dias em quase todas as tarifas.
A pausa nas taxações fizeram as ações disparar, fechando em alta de 9,5% ao fim do pregão. O mercado, medido pelo S&P 500, recuperou cerca de US$ 4 trilhões, ou 70% do valor que havia perdido nos quatro pregões anteriores, confirmando a suposta “previsão” de Trump.
Além do senador, o deputado democrata Steven Horsford escreveu no X que a fala de Trump e a recuperação da bolsa de valor “não são uma coincidência. Esse é um movimento coordenado para lucrar com o caos”.
Ao ser questionado se quando fez a postagem já havia decidido sobre as taxas, Trump respondeu de forma vaga.
“Eu diria que foi esta manhã. Nos últimos dias, tenho pensado nisso. [Decidi] bem cedo esta manhã”, alegou Trump.