O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) dormiu no chão do plenário de uma comissão da Câmara. O parlamentar passou a noite no local e afirmou que fará “greve de fome”.
Glauber é alvo de um processo de cassação por suposta quebra de decoro e disse que não vai comer até que o processo seja finalizado. O Conselho de Ética da Casa aprovou, por 13 votos a 5, o parecer que pede a cassação do parlamentar.
Veja fotos de Glauber na comissão:
Agora, o deputado pode recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Se a CCJ rejeitar o recurso, o processo será encaminhado ao plenário, onde a cassação deverá receber ao menos 257 votos para ser aprovada.
O processo alega que Glauber quebrou o decoro parlamentar ao expulsar da Câmara, a chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril de 2024.
Votação
No voto, o relator Paulo Magalhães (PSD-BA) considerou que Glauber Braga “extrapolou os direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui”.
Momentos antes da sessão, o parlamentar anunciou a apoiadores que recorreria da decisão à CCJ da Câmara. Caso negado, ele adiantou que trabalharia para reverter a decisão no plenário e lançaria mão de recursos na Justiça.
Mais cedo, o Conselho de Ética, na quarta-feira (9/4), votou requerimento de retirada de pauta da cassação. Entretanto, por 14 votos a 5, a demanda foi derrotada, e o colegiado seguiu na apreciação do mérito da matéria.