

O casal evita discutir logo pela manhã ao acordar – Foto: Freepik/ND
Vários especialistas em psicologia asseguram que quando um casal não discute no relacionamento pode ser um sinal de que temas importantes são evitados ou emoções necessárias para o crescimento são suprimidas.
A psicóloga clínica e professora da Universidade de Georgetown, Andrea Bonior, explicou que ter discussões é parte natural de qualquer vínculo duradouro. “Não discutir nunca pode ser sinal de uma comunicação superficial ou do medo de gerar tensão”, assegura.
Quando o casal não discute e prefere evitar conflito
No entanto, em muitos casos quando um casal não discute no relacionamento é porque prefere evitar o conflito acima da sinceridade, o que pode derivar em ressentimentos acumulados.
Essa gestão de conflito permite que ambos expressem suas necessidades, marquem limites e resolvam as diferenças. A chave para isso não está na ausência de discussões do casal, mas em como essas situações são enfrentadas.
Quando o casal não discute isso pode significar que existe respeito, escuta ativa e vontade de compreender o outro, as brigas podem fortalecer o vínculo em vez de enfraquecê-lo.
Pontos a serem considerados para resolver um conflito em casal:
- expressar necessidades
- marcar limites
- resolver diferenças
- respeito mútuo
- escuta ativa
- vontade de compreender o outro.