Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento

São Paulo — A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Milton Nascimento. Na cerimônia realizada na tarde dessa quinta-feira (10/4), no Conselho Universitário (Consu), foi exibido o vídeo em que ele recebe a honraria pessoalmente em sua casa, no Rio de Janeiro.

Milton não esteve pessoalmente na cerimônia por questões de saúde e também por seu envolvimento com outras atividades. “Fizemos todo esse esforço para entender as dificuldades e fazer esse gesto de reconhecimento da importância dele para a cultura brasileira”, explica o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Oficialmente, o vídeo apresentado no evento de concessão do título foi gravado no dia 25 de fevereiro. Porém, Meirelles explica que ele não foi divulgado à epoca para preservar sua importância e evitar que “o significado da entrega fosse diluído pelos outros eventos que Milton estava envolvido”. Na gravação (veja abaixo), o cantor recebe a honraria das mãos do reitor da universidade e agradece a homenagem.

A proposta do título de Doutor Honoris Causa foi criada pelo professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Fernando Hashimoto. A ideia partiu do fato de que o instituto é um dos mais antigos de toda a universidade, que foi também a primeira em todo o Brasil a criar um curso de graduação em música popular, em 1989. Uma das disciplinas do curso se dedica, integralmente, ao estudo das composições de Nascimento.

“Milton é a cara do Brasil, representa o nosso povo. Esse reconhecimento abre portas para acolher cada vez mais esses saberes diversos da música popular brasileira no ambiente acadêmico”, destaca Hashimoto.

O movimento de concessão de homenagens, ainda em vida, aos grandes cantores da Música Popular Brasileira (MPB) ganha cada vez mais espaço na academia, como forma de reconhecer seu trabalho e legado para a cultura nacional. Em 2024, a cantora Marisa Monte recebeu o mesmo título — Doutora Honoris Causa — pela Universidade de São Paulo (USP).

O legado de Nascimento

Nascido em 1942 no Rio de Janeiro, Milton Silva Campos Nascimento cresceu e iniciou sua carreira musical em Minas Gerais. Sua primeira canção, Barulho de Trem, foi lançada em 1962. Ele também fez parte do grupo Clube da Esquina, fato que o consagrou no universo da música. Junto a Lô e Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e outros amigos lançaram o álbum que leva o nome do grupo, trabalho considerado como revolucionário em toda a MPB.

O grande sucesso solo de Milton aconteceu ainda em 1967, com a música Travessia. Com mais de 60 anos de carreira, Bituca, como o cantor é conhecido carinhosamente, tem mais de 400 composições, com influências da bossa nova, músicas tradicionais mineiras e afrobrasileiras, indígenas, latino-americanas, jazz, rock e rock progressivo.

A professora Regina Machado, da Unicamp, destaca que o cantor é “reconhecido nacional e internacionalmente pela junção de elementos não tão fáceis de assimilação, mas que renderam canções que são cantadas até hoje”.

milton nascimento em sua casa no rio de janeiro
Milton em sua casa, no Rio de Janeiro, quando recebeu o título da Unicamp

Além das músicas em sua própria voz, o cantor coleciona diversas composições que ficaram conhecidas nas vozes brasileiras — como Elis Regina cantando Travessia — e até internacionais — como a cantora islandesa Björk, que também interpretou a música, cantando em português.

O artista já conquistou 5 Grammys Awards e outro título de Doutor Honoris Causa, pela Berklee College of Music, considerada uma das mais prestigiosas instituições de ensino de música dos Estados Unidos, pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.