Entenda por que deserto na Índia está ficando cada vez mais verde

Quando pensamos em desertos, imaginamos lugares mais secos, sem muita vegetação e com pouca disponibilidade de água. No entanto, o deserto de Thar, na Índia, tem contrariado essa visão. Pesquisadores locais descobriram que o lugar teve um aumento de 38% em sua área verde.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Cell Reports Sustainability em abril, dois fatores foram primordiais para o fenômeno surpreendente. Nas últimas duas décadas, muitas pessoas passaram a viver no local e mudaram totalmente sua passagem, tornando-a mais agrícola e mais urbana. A outra motivação está associada às mudanças climáticas, que causaram um aumento de precipitação de monções na região.

Para entender o que estava acontecendo no deserto de Thar, os estudiosos analisaram dados de satélite de 2011 a 2023. Com as imagens mostrando uma vegetação mais visível, eles descobriram que o local se tornou, em média, 38% mais verde durante o período. Já para explicar o esverdeamento, os cientistas estudaram registros históricos de expansão populacional do deserto, infraestrutura de irrigação e modelos climáticos.

Imagem colorida do deserto de Thar - Metrópoles
As chuvas têm contribuído para o crescimento da área verde no deserto de Thar

Os autores também sugerem que uma gestão sustentável dos recursos hídricos pode ajudar a região a se adaptar e continuar a sustentar sua população. Por outro lado, temperaturas altas do deserto de Thar e o uso excessivo de água subterrânea para irrigação podem ameaçar o bem-estar dos habitantes e esgotar os recursos hídricos.

Algumas medidas poderiam evitar o problema, como: adoção de práticas sustentáveis de gestão de água, a plantação de culturas resistentes à seca, construção de estruturas mais adaptadas ao clima quente e o uso de energia renovável.

O aumento de chuvas de monções pode causar enchentes e danos, porém, se forem bem aproveitadas, elas podem melhorar a agricultura e a qualidade de vida da população.

Pesquisadores responsáveis ​​por um estudo separado projetaram que a área verde do deserto de Thar crescerá ainda mais até o final do século 21. Isso traria uma segurança alimentar maior, mas ameaçaria a biodiversidade de espécies adaptadas ao deserto e os métodos tradicionais de agricultura da cultura nômade.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.