25 anos de Harry Potter: saga marcou legião de fãs em meio a polêmicas

Além da chegada de um novo século, o ano 2000 teve um marco literário gigantesco com a chegada do primeiro livro de Harry Potter ao Brasil. No hall das grandes sagas literárias da história, a franquia celebra 25 anos da estreia no Brasil este mês.

Ao longo de todos esses anos, a produção se tornou muito importante na formação de leitores brasileiros e também uma marca consolidada no mercado literário do país.

Há quem goste e há quem odeie, mas não é possível negar o impacto cultural e econômico da franquia Harry Potter. Ao longo dos anos, a saga se consolidou além do universo literário com presença forte nos cinemas e na produção de conteúdos especializados, indo de objetos de colecionador até produtos de moda.

3 imagens

Harry Potter completa 25 anos no Brasil

Imagem do livro comemorativo de Harry Potter e a Pedra Filosofal
1 de 3

Harry Potter completa 25 anos no Brasil

Rocco/Material cedido ao Metrópoles

2 de 3

Harry Potter completa 25 anos no Brasil

Rocco/Material cedido ao Metrópoles

3 de 3

Imagem do livro comemorativo de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Material cedido ao Metrópoles

À época de lançamentos, os livros ganharam notoriedade por terem sido uma porta de entrada de jovens leitores em obras de teor mais maduro, a chamada literatura infanto-juvenil. Marco da infância e juventude de muitas pessoas que hoje são adultas, a versão original também se popularizou como uma boa aposta para quem queria começar a ler em inglês.

Formação como leitores

Caco Cardassi tem 33 anos e é dono do maior canal de YouTube do mundo que fala unicamente sobre Harry Potter, chamado Caldeirão Furado. Em entrevista ao Metrópoles, o youtuber destacou o quanto a saga foi importante para a construção dele como leitor.

“Eu passei a ler mais totalmente por conta de Harry Potter. Eu busquei outros livros, outras sagas, outras histórias por conta da saga. Porque ler Harry Potter parece que me despertou isso de querer ler outras histórias”, afirmou.

Caco Cardassi é dono do maior canal de Youtube do mundo unicamente sobre Harry Potter, chamado Caldeirão Furado

No Youtube, Caco segue discutindo vários temas da saga e compartilha o amor pela franquia com os mais de 1,5 milhão de seguidores. O canal inclusive se tornou um local de aprendizado para os fãs que foram influenciados a ler os livros após conhecer o universo de Harry Potter apenas pelos filmes (lançados entre 2001 e 2011).

“A parte que eu mais gosto é essa: ver que as pessoas acabam se interessando e indo para leitura, indo para os livros. É a parte que eu mais curto nesse contato com a galera e nessa influência, porque tem muita gente que influencia para coisa errada e eu gosto de influenciar para leitura.”

A advogada Gabrielle Alves relata que a franquia de Harry Potter abriu portas para ela na literatura como um todo. Por ter 26 anos, ela brinca que desconhece um mundo em que Harry Potter não exista, uma vez que o primeiro livro foi lançado em 1997.

“Eu acredito que a leitora que eu sou hoje, eu devo muito aos livros e a séries como essa. Claro, têm várias outras também que merecem esse crédito, mas eu acredito que Harry Potter foi o que me fez me apaixonar mesmo pela literatura. Hoje em dia eu tenho até um Instagram literário para ficar falando só de livros. Então virou parte da minha personalidade ser uma amante desses universos fictícios”, revelou.

6 imagens

A coleção inclui livros, pelúcias, canecas, cards e mais

Ela possui diferentes versões dos livros
Gabrielle também guarda algumas varinhas
Itens da coleção de Gabrielle
Gabrielle Alves tem várias coleções de Harry Potter
1 de 6

Gabrielle Alves

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

2 de 6

A coleção inclui livros, pelúcias, canecas, cards e mais

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

3 de 6

Ela possui diferentes versões dos livros

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

4 de 6

Gabrielle também guarda algumas varinhas

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

5 de 6

Itens da coleção de Gabrielle

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

6 de 6

Gabrielle Alves tem várias coleções de Harry Potter

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

Impacto social e econômico

Além de influenciar jovens a mergulhar no universo da literatura, Harry Potter também conseguiu um importante destaque no mercado literário do país. Em 2024, por exemplo, cerca de 30 livros da saga foram vendidos por hora no Brasil, segundo dados da editora Rocco.

“Harry Potter é importantíssimo para a formação de leitores e isso você vê pelas pessoas que leram Harry Potter lá atrás. Hoje em dia, talvez não todas, mas muitas continuaram lendo várias outras coisas, não só a literatura juvenil, não só a fantasia”, pontuou Ana Lima, editora-executiva da Rocco, editora que tem os direitos de distribuição dos livros de Harry Potter no Brasil.

Em muitas discussões sobre como a leitura digital pode estar substituindo a leitura tradicional, Harry Potter se mantém firme com a venda de livros físicos, especialmente os boxes.

Segundo Bruno Zolotar, diretor comercial e de marketing da Rocco, esse movimento de compras se intensificou muito durante e após a pandemia, com uma busca maior por livros da saga original e outros com diferentes temáticas sobre o universo fantasioso.

“A leitura de Harry Potter vai se renovando. A gente brinca que se a pessoa leu com 15, hoje ela está com 40, então não tem para onde fugir. Mas o que a gente vê é que tem sempre novas gerações conhecendo e comprando o livro”, afirma Bruno.

Para ele, uma situação que deve se manter nos próximos anos é o aumento de vendas dos livros e conteúdos. A editora revela que sempre que existem novidades da franquia, o número de vendas cresce. A estreia da nova série do universo, prevista para o fim de 2026, deve influenciar o mesmo movimento.

Polêmicas

Apesar de ser uma saga adorada, ela se tornou foco de uma grande polêmica após falas transfóbicas da autora dos livros, J.K Rowling. O discurso da escritora foi alvo de muitas críticas, inclusive de atores que participaram dos filmes de Harry Potter.

Um debate se instaurou em meio aos fãs da obra e muitos revelaram que perderam o apreço pelos livros, em meio às controvérsias de J.K Rowling.

Gabrielle revela que foi questionada por amigos se ela abandonaria a saga por completo ou, até mesmo, se jogaria fora os objetos que coleciona da franquia. Para ela, entretanto, é fundamental que se saiba diferenciar a obra da pessoa.

“Eu tenho essa relação de separar muito a autora do universo e, além do mais, eu conheci todo o universo antes dessa polêmica. Então não tem como anular décadas de uma paixão literária por causa de uma polêmica de uma mulher que foi completamente transfóbica e eu condeno completamente tudo que ela fala e o que que ela falou”, refletiu.

Para ela, não só a literatura, mas a arte como um todo exige uma maturidade para a gente saber diferenciar e saber também o momento de engajar ou não com um determinado tema. “Eu fiz essa separação e me sinto muito confortável politicamente com ela.”

foto colorida de mulher jovem deitada no chão com livros ao redor da cabeça - metrópoles
Gabrielle Alves tem coleções de vários artigos de Harry Potter

Caco acredita que a discussão sobre como as falas da autora podem afetar a visão dos fãs sobre a obra é “pessoal e relativa”.

“Eu acho que nada tem que ser capaz de mudar o que você sentiu no momento em que você leu, no que aquilo representou para você e como aquilo te impactou e como foi importante na sua vida, assim como existem pessoas que estão dispostas a abrir mão disso. É direito de cada um. Então se esses livros são importantes para você, deixa eles continuarem sendo. Se hoje em dia é uma parada que não te faz bem, ok, então tira da tua vida. É muito uma relação pessoal de cada um”, frisou.

Celebração de 25 anos

Para celebrar os 25 anos de Harry Potter no Brasil, a Rocco lança dia 30, uma edição comemorativa de Harry Potter e a Pedra Filosofal, réplica da primeira edição inglesa de 1997. O volume em capa dura, com sobrecapa, terá tiragem limitada e traz desenhos originais do arquivo pessoal de J.K. Rowling, além de conteúdos extras, como o texto assinado pelo ilustrador Thomas Taylor.

Também serão lançados livros de colorir da Funko Pop! sobre filmes Harry Potter. O primeiro está à venda e a segunda edição está prevista para junho. Além disso, a editora planeja ainda para 2025 o lançamento da coleção ilustrada Pocket Potters, dedicada a personagens da série, um livro com receitas de confeitaria baseado nos filmes e a edição ilustrada interativa de Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.