Rancho Fundo | O que esperar da nova novela das 18h?

Substituta do remake de Elas por Elas, Rancho Fundo é a nova novela da faixa das 18h que estreia na Globo 18h no próximo dia 15 de abril. Trazendo como protagonistas nomes de peso como Andréa Beltrão, Alexandre Nero, Du Moscovis e Debora Bloch, a trama se volta para o interior do país para contar a história de uma família que tenta deixar a dureza do sertão com a oportunidade que o garimpo oferece — mas tendo que lidar também com os riscos que a atividade traz.

  • As 10 novelas mais populares da Globo para assistir no Globoplay
  • 5 novelas que invadiram os cinemas e viraram filmes

O enredo é escrito por Mário Teixeira, o mesmo autor de Mar do Sertão, outra novela das 18h que foi ao ar entre 2022 e 2023. A trama, inclusive, trará personagens de volta, como Deodora (vivida por Bloch), Quintilha (Ju Colombo) e Padre Zezo (Nanego Lira). Apesar disso, o autor garante que o folhetim que estreia na próxima semana não é uma continuação.

Andréa Beltrão vive a protagonista Zefa em Rancho Fundo. (Divulgação/Globo/Fabio Rocha)

A convite da Globo, o Canaltech viajou para acompanhar o evento de lançamento da novela e conversou com Teixeira, que comentou sobre essa questão. De acordo com ele, a ideia de resgatar antigos personagens surgiu do clamor popular e também da oportunidade de dar uma nova chance para eles contarem suas histórias. 


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

“Na verdade são personagens que, em Mar do Sertão, eram muito carismáticos e caíram no gosto do público e que, de uma certa forma, tiveram a vida interrompida, como a Deodora, por exemplo, que foi presa. Então essas pessoas agora terão uma segunda chance na vida — mas elas sofrerão mudanças como todo mundo.”

Qual é a história de Rancho Fundo?

Em Rancho Fundo, o protagonismo ficará com a família Leonel, formada pela garimpeira Zefa (Beltrão) e seu marido e Tico (Nero), além dos três filhos: Zé Beltino (Igor Fortunato), Quinota (Larissa Bocchino) e Juquinha (Tomás de França). De origem humilde, suas vidas mudam completamente quando Zefa encontra uma pedra preciosa azul que atrai muitos oportunistas tentando lhe sabotar.

Personagens vão trazer um ar mais ingênuo e para cima (Imagem: Divulgação/Globo)

E, como o romance não pode ficar de fora, um triângulo amoroso também fará parte do roteiro. Ele acontece entre a ultrarromântica Quinota, o mau caráter Marcelo Gouveia (José Loreto), e o mocinho Artur Ariosto, vivido por Túlio Starling que, assim como a protagonista Larissa, também é mineiro. Aliás, a nova novela das 18h é feita com vários sotaques e quem destaca isso é o próprio autor.

“Foi Allan (Fiterman, o diretor) que descobriu os rostos novos. A gente busca representatividade. Além deles, mais da metade do elenco são de atores nordestinos e há também uma atriz indígena.”

O comentário, inclusive, soa quase como uma alfinetada às redes sociais diante da repercussão que a novela teve quando sua primeira imagem foi divulgada, no início de 2024. Na época, muitos comentários apontaram para uma suposta estereotipação dos personagens nordestinos, retratando-os como miseráveis e com a novela pesando a mão namaquiagem e na fotografia mais amaralada para reforçar o aridez do sertão. Em resposta às crítica, a Globo afirmou que a foto havia vazado e que não estava finalizada.

A novela romantiza o garimpo?

Outra questão que surgiu à medida que a divulgação de Rancho Fundo começou diz respeito à questão do garimpo. Como dito, a protagonista de Andrea Beltrão é uma garimpeira que busca nos minérios uma forma de criar sua família — o que fez muita gente temer que a novela pudesse romantizar a questão em um momento em que o Brasil olha com preocupação para os impactos do garimpo ilegal, principalmente na região Norte do país. Em 2023, imagens de indígenas do povo Yanomami sofrendo com doenças e desnutrição chocaram a todos.

O garimpo terá parte central na história dos protagonistas de Rancho Fundo (Foto/Diandra Guedes)

Durante o evento de lançamento, o autor Mario Teixeira comentou que pretende fazer um retrato da realidade da atividade.

“É uma temática mais leve [da novela], mas muito realista. A Zefa se preocupa muito com a natureza, ela não joga veneno nas terras, ela perde dinheiro por conta disso. Ela jamais polui um rio com mercúrio, por exemplo, então é uma novela que é absolutamente para cima, que não quer ensinar as pessoas como fazer, mas ao mesmo tempo mostra para elas como deve ser [o garimpo legal]. Então, o garimpo será retratado de uma forma realista, mas dentro da perspectiva dos nossos personagens que amam a natureza.”

  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

O que esperar de Rancho Fundo: elenco entrosado e personagens divertidos

 

Com um enredo que mescla fábula com romance, Rancho Fundo promete entregar uma trama divertida, ideal para o horário das 18h. Dando vida a um dos protagonistas, Alexandre Nero se disse completamente apaixonado pelo enredo.

“Eu estou apaixonado pelo meu personagem. Estou me divertindo, estou apaixonado. É um personagem extremamente carismático, fofo, amável. Um cara que acredita na vida, acredita nas pessoas. Ele é o típico arquétipo do inocente que é passado para trás, mas de uma maneira muito divertida. Estou com expectativa altíssima”.

Luisa Arraes, que interpreta a vilã Blandina, também explicou os motivos de estar encantada pela sua personagem.

“Ela é muito complexa e acho que até hoje a gente batalha por personagens femininas assim. É uma mulher com muito desejo, que quer dominar o mundo e vai atrás do que almeja.”

Já em relação à caracterização e aos cenários, o público pode esperar muitas referências ao Norte e Nordeste na parte rural, com casas coloridas e enfeitadas com plantas nativas. Em relação às roupas, a figurinista Julia Ayres explica que um dos pontos fundamentais para a construção do acervo foi uma extensa pesquisa sobre a região onde se passa a história. 

“Fomos ao Nordeste para retratar um pouco daquela região e contamos com a ajuda de duas produtoras do Recife (PE), que ajudaram com os estabelecimentos onde poderíamos comprar peças que melhor se encaixavam no universo do personagem e com os fornecedores locais, para que a gente pudesse representar os artistas da região também nas roupas. Visitamos ainda a Feira de Caruaru. A presença desses profissionais no projeto foi fundamental”.

Rancho Fundo trará roupas e acessórios em tons quentes. (Divulgação/Globo/Léo Rosário)

O que a Globo espera de Rancho Fundo?

A estreia da nova novela também carrega a expectativa da Globo de recuperar a audiência nessa faixa horária. Com uma média de 15 pontos de média, Elas por Elas foi novela das 18h menos assistida da emissora,  enquanto suas antecessoras Amor Perfeito, Mar do Sertão e Além da Ilusão cravaram 20 pontos. Mário Teixeira comentou esse desafio e garantiu que o público não irá fugir das novelas.

“O público jamais vai fugir, ele estava em algum momento cansado. O que essa novela vai fazer é pegar o espectador pela emoção. Mostra a gente como a gente é, são os nossos vizinhos, a nossa tia, esses personagens fazem parte da nossa vida. É esse lado amoroso que as pessoas querem ver”

Agora, resta saber se a trama encabeçada por Zefa e Tico Leonel vai realmente conquistar o público. Lembrando que ela estreia segunda-feira, dia 15 de abril.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Sonda da NASA tira fotos de outra espaçonave na Lua
  • Coringa 2 | Quais as diferenças da Arlequina de Lady Gaga com a das HQs?
  • Hackers russos atacam Microsoft e coletam dados do governo dos EUA
  • 10 novidades do Android 15 Beta
  • KaBuM! abre primeira loja física com produtos OpenBox
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.