Subiu para 226 o número de mortos em decorrência do desabamento do teto da boate Jet Set, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, ocorrido na madrugada da última terça-feira (8).
Uma mulher hospitalizada após ser resgatada dos escombros morreu no sábado (12). A vítima, natural da Costa Rica, tinha 41 anos, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde.
Mais cedo, as autoridades também informaram do falecimento de outras quatro hospitalizadas após o desastre. Ao todo, 189 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros e mais de 200 ficaram feridas, com 14 ainda hospitalizadas, incluindo quatro em estado crítico.
O teto da boate desabou durante um show de merengue. Políticos, atletas e um estilista estavam entre os que assistiam à música ao vivo quando o desastre aconteceu.
Até o sábado, 12 amigos e parentes permaneciam em um instituto forense aguardando a devolução dos corpos de seus entes queridos. Mais tarde, no mesmo dia, autoridades de saúde informaram que 225 corpos haviam sido devolvidos às suas famílias.
Cantor, ex-jogadores e autoridade política faleceram
Rubby Pérez estava cantando no palco quando o teto do local onde ele se apresentava em Santo Domingo desabou. O ídolo merengue morreu na tragédia. O teto do Jet Set desabou às 00h44, horário local, de terça-feira (01h44 em Brasília). Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que tudo ficou escuro enquanto Pérez cantava.
As autoridades enviaram 370 socorristas ao local, que, visto de cima, revelava um enorme buraco no teto desabado. Dezenas de pessoas se reuniram ao redor da casa noturna, do lado de fora dos hospitais e do necrotério, em busca de notícias dos familiares.
Além de Pérez, também morreu a governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, e os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco. Os times pelos quais jogaram nos Estados Unidos prestaram homenagem a eles.
O desabamento da Jet Set é uma das maiores tragédias da República Dominicana, país caribenho que reorientou com sucesso sua economia para o turismo, com mais de 11 milhões de visitantes em 2024, segundo o Ministério do Turismo.
Fontes: Estadão e AFP
Foto: Alfred Davies/AFP/CP