O que as suas roupas estão dizendo sobre você e o que ela revela sobre sua saúde mental?

O que as suas roupas estão dizendo sobre você

O que as suas roupas estão dizendo sobre você pode revelar mais do que você imagina sobre seu estado emocional – Foto: Freepik/ND

Tudo o que vestimos comunica algo sobre nós, desde o tecido até a escolha das cores. Essa combinação pode revelar aspectos da personalidade e humor.

A psicologia da moda explica como o vestuário reflete nossa identidade, como somos percebidos pelo mundo e o estado emocional atual de um indivíduo.

O que as suas roupas estão dizendo sobre você

De acordo com a consultora de imagem Claudia Zambrotti, as roupas são uma forma de comunicação rápida, transmitindo uma mensagem sobre quem somos.

Elas ajudam a criar a primeira impressão que as pessoas têm de nós, mostrando se somos profissionais, criativos ou mais descontraídos.

Segundo o site americano de psicologia Psychologist World, a psicologia evolucionista sugere que, assim como outros animais, usamos nossa “plumagem”, as roupas, para nos destacar ou nos misturar, muitas vezes em busca de aceitação ou de um parceiro.

Amigas usando roupas confortáveis

Em momentos de estresse, vestir-se com intenção pode mudar o que as suas roupas estão dizendo sobre você – Foto: Freepik/ND

O que as suas roupas estão dizendo sobre você?

As escolhas de roupas transmitem mensagens diferentes. As cores, por exemplo, podem refletir emoções, com cores vibrantes indicando energia e neutras, seriedade.

Segundo a consultora de imagem Zambrotti, a cor vermelha, especialmente para homens, tende a aumentar a percepção de atratividade.

O caimento e estilo também são importantes, segundo a especialista, roupas mais justas podem ser associadas à masculinidade, enquanto um traje bem ajustado no trabalho transmite organização e respeito.

Roupas e saúde mental

Segundo Zambrotti, a forma como nos vestimos influencia diretamente nosso estado emocional. Roupas que nos fazem sentir bem podem aumentar a confiança e melhorar o humor.

De acordo com o Journal of Experimental Psychology, 96% das pessoas percebem mudanças emocionais ao mudar o estilo de vestir.

Amigas usando roupas coloridas na praia

Autenticidade é a chave para alinhar o que as suas roupas estão dizendo sobre você com quem você realmente é – Foto: Freepik/ND

Zambrotti diz que escolher o que vestir pode ser um ato de autocuidado, especialmente em momentos de estresse.

Porém, ela alerta que a pressão por seguir tendências pode prejudicar a autoestima, por isso, o mais importante é priorizar a autenticidade e o bem-estar.

Escolher roupas que nos representem e nos façam bem é uma maneira de cuidar da autoestima e da saúde mental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.