Morro dos Cavalos: Jorginho não vai à reunião com ministro em Brasília; deputados assumem pauta

O futuro do Morro dos Cavalos será discutido em Brasília na próxima quarta-feira (23), em uma reunião proposta pelo Fórum Parlamentar Catarinense ao ministério dos transportes. O ministro Renan Filho (MDB) confirmou agenda e a intenção é acelerar o projeto para o trecho da BR-101, em Palhoça.

Entre as alternativas para o futuro do Morro dos Cavalos estão túneis ou uma via alternativa

Ministro Renan Filho (MDB) receberá catarinenses para discutir obras prioritárias no Morro dos Cavalos – Foto: Beatriz Rohde/ND

Personagens políticos sobre futuro Morro dos Cavalos

O governador Jorginho Mello (PL), por meio da assessoria, confirmou que não participará da reunião com o ministro. Esse seria o primeiro encontro do governador com um representante do governo Lula (PT).

Embora o governador não vá, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia (PSD), já reservou agenda para participar do encontro. De acordo com a assessoria de Garcia, o parlamentar fará todo esforço para estar presente.

Além de Júlio Garcia, outro deputado estadual que deve participar é Tiago Zilli (MDB), que coordena a bancada do Sul de Santa Catarina. O colegiado se tornou protagonista em defesa das obras no Morro dos Cavalos. O grupo garantiu aprovação de uma moção na Alesc, onde solicitam agenda com Lula ou o ministro.

Encaminhamentos com Jorginho Mello

Os deputados federais e senadores serão responsáveis pela articulação junto ao governo federal, sobre o impasse que envolve o problema da BR-101. Depois desse encontro, os representantes de Santa Catarina devem se reunir com Jorginho Mello para apresentar o resultado e qual será a opção para o futuro do Morro dos Cavalos.

Jorginho Mello e Renan Filho protagonizam embate na internet – Foto: Reprodução/ND

Nesta semana, o governador publicou um novo vídeo, onde autorizou a equipe da secretaria de estado da infraestrutura para realizar estudos técnicos e de viabilidade de uma via alternativa ao Morro dos Cavalos.

No conteúdo, dois pontos chamaram atenção. Nas falas do governador, estão a possibilidade de um contorno ao morro. “É claro, é tudo um estudo. Não quero gerar expectativa.”

Outro trecho diz respeito à abertura de diálogo com o governo federal. “Tendo uma proposta viável nas mãos, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria.” Nessa segunda parte, está a cobrança de cerca de R$ 300 milhões que Santa Catarina investiu em rodovias federais em 2021 e até hoje não o recurso não retornou ao estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.