OpenAI prepara rede social para competir com X de Elon Musk, revela portal

A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, prepara a sua própria rede social para competir com o X de Elon Musk. O projeto ainda está em estágio inicial, mas de acordo com o portal The Verge, há um protótipo interno que visa focar na geração de imagens do ChatGPT em um feed da futura plataforma.

  • 10 comandos legais para usar no ChatGPT
  • ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?

As informações vazadas não são conclusivas sobre o objetivo da OpenAI de lançar uma rede social como um aplicativo, tal qual Instagram e o X, ou até mesmo se a empresa planeja integrar a novidade ao app do ChatGPT.

No entanto, espera-se que a plataforma tenha algumas características do ex-Twitter.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com o lançamento da possível nova rede social, a empresa liderada por Sam Altman entraria na concorrência no segmento com aplicativos de Elon Musk e Mark Zuckerberg, que também contam com oferecem soluções próprias de inteligência artificial com o Grok e Meta AI, respectivamente. 

Além disso, a existência de uma rede social da OpenAI relacionada ao ChatGPT abriria novas possibilidades de treinamento da IA da mesma forma que seus concorrentes treinam seus modelos Grok e Llama a partir dos dados de publicações. 

Segundo o portal, Altman estaria até mesmo pedindo o feedback de pessoas de fora do projeto inicial para avaliar a nova rede social. A novidade vai de acordo com uma publicação do CEO da OpenAI no X em que afirmava que “talvez nós [OpenAI] façamos uma rede social” em fevereiro. 

O executivo fez a publicação em resposta à uma notícia sobre um novo aplicativo da Meta focado em seu assistente de IA que, atualmente, é acessado pelo WhatsApp, Instagram, Facebook e por uma página na web. 

Musk tentou comprar a OpenAI

Os detalhes sobre a possível rede social da OpenAI surgiram poucos meses depois que um grupo de investidores liderado por Musk fez uma oferta de US$ 97,4 bilhões pela dona do ChatGPT

Em reação, Altman não só recusou a oferta como brincou sobre o tema e disse que compraria o “Twitter por US$ 9,74 bilhões”.

O caso aconteceu em fevereiro e é mais um capítulo no atrito entre Altman e Musk, que iniciaram a relação como parceiros. 

Na semana passada, a OpenAI também processou Musk e chegou a mencionar na ação judicial que o bilionário queria ser um “ditador da AGI”.

GPT-4 será removido do ChatGPT

O modelo GPT-4 será removido do ChatGPT no fim de abril. Em comunicado, a OpenAI informou que a tecnologia de 2023 será substituída pelo mais recente GPT-4o, mas os desenvolvedores ainda poderão utilizar a solução antiga através da API.

Na segunda-feira (14), a OpenAI também apresentou o GPT-4.1, que estará disponível apenas para desenvolvedores e não chegará ao ChatGPT. O GPT-4.5, por outro lado, será retirado da API mas mantido no chatbot. 

Leia mais:

  • Gemini x ChatGPT | Qual o melhor chatbot de IA?
  • O que é ChatGPT Plus? | Preços e recursos
  • O que é ChatGPT Search? Veja como fazer busca na web com o concorrente do Google

VÍDEO: Como instalar o DeepSeek R1 no seu computador? Ele consegue rodar a inteligência artificial offline?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.