Cuidar de um animal de estimação vai além de suprir as necessidades básicas, muitos tutores desenvolvem uma conexão profunda e o consideram como membro essencial da família. Dessa forma, a busca por produtos e serviços de alta qualidade tem feito, cada vez mais, parte da rotina dos brasileiros.
E toda essa procura tem posicionado o mercado pet no Brasil como um dos maiores do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2024, o setor faturou R$ 77 bilhões. Um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O segmento de alimentos liderou com R$ 42 bilhões.
Nesse contexto, os pequenos e médios pet shops têm um papel essencial, respondendo por 49% da receita do setor, de acordo com o Sebrae. Esses estabelecimentos se diferenciam pelo atendimento personalizado, pela oferta de produtos de alta qualidade e pelos serviços especializados.
O Brasil conta com mais de 285 mil empresas voltadas ao mercado pet.
Parceria
Dentro desse cenário promissor, a PremieRpet tem desempenhado um papel importante como marca líder em alimentos super premium e premium especial para cães e gatos com as marcas PremieR e GoldeN.
Com quase 30 anos de atuação, a marca preza pela qualidade do atendimento prestado por pet shops e distribuidores.
“Nossas parcerias vão além da simples comercialização de produtos. Temos diversos programas focados em capacitar e apoiar os lojistas, ajudando-os a alcançar mais sucesso em seus negócios”, afirma Fernando Suzuki, diretor Comercial da PremieRpet.
De acordo com Suzuki, a marca adota um modelo exclusivo de vendas no canal especializado. “Somos a única empresa do setor no Brasil que vende exclusivamente nesse canal.”
Para Thiago Tanahara, empresário e sócio das redes de pet shops Breeds e de hospitais veterinários Animaniac’s, essa parceria tem feito uma grande diferença para o setor. “Estou com a PremieRpet há 27 anos. Hoje temos cerca de 11 unidades e posso dizer que o nosso crescimento se deu muito pelo apoio que recebemos da empresa, seja na montagem de loja ou no apoio estratégico com informações do mercado.”
De acordo com ele, todo o suporte que a PremieRpet oferece é válido. “Nosso mercado, até pouco tempo atrás, era muito mais informal do que é hoje. E a PremieRpet oferece a oportunidade de profissionalização e de trocas que acredito serem fundamentais. Acredito que o mercado profissionalizado é bom para todo mundo, tanto para o cliente como para o lojista e indústria”, pontua Thiago.
Apoio a lojistas
Para acompanhar o crescimento do mercado, a PremieRpet desenvolveu programas que fomentam o varejo pet e qualificam os parceiros. Atualmente, a empresa apoia vários lojistas promovendo iniciativas como PremieRpet Exclusive, Jornada da Inovação, Acelera PremieRpet e parcerias com a ESPM para cursos de capacitação.
E para valorizar ainda mais o canal especializado, a empresa lançou uma campanha especial para os lojistas. A ação utiliza inteligência artificial para permitir que as lojas parceiras personalizem vídeos publicitários com a própria marca, promovendo o setor de forma única.
A campanha interativa segue até o fim de abril. Os estabelecimentos podem participar acessando o site oficial da ação.
Qualificação
Com o avanço do mercado, a PremieRpet aposta na capacitação dos lojistas como diferencial estratégico. A Jornada da Inovação proporciona aos empreendedores a oportunidade de conhecer referências em outros segmentos, como alimentação, beleza e entretenimento, possibilitando a aplicação de novas estratégias nos negócios.
“Essa troca de experiências e informações não só fortalece a relação com os lojistas, mas também contribui para o crescimento e a sustentabilidade do setor como um todo”, explica Suzuki.
Outro evento de destaque é o Retail Show, que reúne especialistas e executivos do mercado para debater tendências, inovação e gestão no setor pet. “É um espaço essencial para atualização e networking, contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, ressalta o executivo.
Já o Acelera PremieRpet diferencia-se pelo formato dinâmico e acessível. O programa promove workshops presenciais em diferentes regiões, levando conhecimento prático diretamente aos empreendedores e ajudando-os a aprimorar as estratégias de negócios.
O curso de extensão “Inovação no Trade Marketing do Varejo Pet”, em parceria com a ESPM oferece um aprofundamento sobre comportamento do consumidor, inteligência artificial, jornada de compra e estratégias de mercado.
“O curso é uma oportunidade para lojistas e profissionais do setor se prepararem para os desafios do futuro e se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo”, destaca Suzuki.
Diante do crescimento contínuo do setor pet no Brasil, a PremieRpet se posiciona como uma parceira essencial para o desenvolvimento do varejo especializado, impulsionando inovação, capacitação e crescimento sustentável.