Doze cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) alcançaram a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, realizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes de cursos de graduação. Outros 14 obtiveram nota 4. No total, 29 cursos foram avaliados. Os resultados foram divulgados neste mês de abril.
As graduações que atingiram nota máxima foram: Enfermagem (campus Aracaju); Engenharia Agronômica (São Cristóvão); Engenharia Civil (São Cristóvão); Engenharia Florestal (São Cristóvão); Engenharia Mecânica (São Cristóvão); Fisioterapia (Aracaju e Lagarto); Fonoaudiologia (Aracaju); Medicina (Aracaju); Medicina Veterinária (São Cristóvão); Nutrição (São Cristóvão) e Zootecnia (São Cristóvão).
Já os 14 cursos que alcançaram nota 4 foram: Arquitetura e Urbanismo (campus Laranjeiras); Enfermagem (São Cristóvão); Engenharia Ambiental (São Cristóvão); Engenharia de Alimentos (São Cristóvão); Engenharia de Produção (São Cristóvão); Engenharia Elétrica (São Cristóvão); Engenharia Química (São Cristóvão); Farmácia (São Cristóvão e Lagarto); Fonoaudiologia (Lagarto); Medicina (Lagarto); Nutrição (Lagarto); e Odontologia (Aracaju e Lagarto).
A pró-reitora de Graduação, Marta Élid, explica como funciona a avaliação e destaca o comprometimento dos estudantes. “O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos específicos, o desenvolvimento de competências e habilidades em relação à formação profissional, além de também avaliar o nível de atualização dos estudantes no que se refere à realidade. Os resultados divulgados na última semana refletem o comprometimento dos estudantes ao realizar essa avaliação e a qualidade dos cursos, que vêm se aperfeiçoando, mantendo as notas no mais alto nível”, celebra.
Destaques
Nos últimos dois Enades, o curso de Engenharia Florestal obteve notas 2, mas conseguiu a pontuação máxima após a equipe do Departamento de Ciências Florestais da UFS avaliar pontos vulneráveis e otimizar as qualidades dos discentes. “Nosso objetivo foi tentar resgatar esse conhecimento adquirido que os estudantes tinham e trazer isso para a realidade, atualizando eles para que eles pudessem ter o melhor desempenho. Criamos cartilhas, criamos resumos, criamos podcasts, várias ações foram realizadas, os nossos técnicos administrativos tiveram um apoio fundamental. Todos eles auxiliaram os estudantes que participaram orientando os alunos. É um trabalho de um conjunto”, explica o chefe do departamento, Antônio Américo Cardoso.
O curso de Zootecnia do campus de São Cristóvão saltou da nota 3, no Enade 2019, para 5 neste último. A conquista foi fruto de um esforço ao longo dos três anos que separam uma avaliação da outra, conforme lembra a professora e subchefe do departamento Paula Gomes Rodrigues.
“Nós não podemos deixar de agradecer e de lembrar da importância de diversas pessoas que estavam envolvidas nesse processo, como, por exemplo, os terceirizados, os nossos servidores técnicos administrativos de laboratório, os nossos alunos, que se dedicaram muito para fazer essa prova, entenderam a importância do Enade. Os professores do departamento constantemente se capacitam para melhorar a didática, para melhorar a qualidade de suas aulas, professores que buscam parcerias com diversas instituições para que a gente possa fazer pesquisa, extensão, aula prática, e também sempre tentando mostrar aos nossos alunos nossa área de atuação, o mercado de trabalho, tentando ajudá-los na obtenção de estágios e a inserção desses alunos no mercado de trabalho”, destaca.
Inaugurado em 1961, o curso de Medicina da UFS foi a primeira escola médica do estado e já havia obtido notas 5 em outras avaliações. No entanto, no Enade de 2019, a nota atribuída ao curso havia sido 4. A notícia de que o desempenho dos alunos da graduação alcançou, novamente, a nota máxima, foi celebrada pelo chefe do Departamento de Medicina e coordenador do curso em Aracaju, Mário Adriano dos Santos.
“Esse resultado é fruto direto do esforço coletivo de professores, técnicos e, principalmente, dos nossos discentes, que demonstraram enorme dedicação e resiliência. É extremamente animador, sobretudo por se tratar da primeira escola médica de Sergipe, fundada há mais de meio século, e que tem buscado continuamente se reinventar para manter a excelência no ensino médico. Essa nota nos anima em continuar com o compromisso da Universidade Federal de Sergipe com a formação de profissionais éticos, preparados e comprometidos com a saúde da população”, diz.
Para o reitor da UFS, André Maurício, o resultado já era esperado, visto que a instituição historicamente preza por excelência nos resultados, através do trabalho de professores e servidores do corpo técnico-administrativo.
“É uma grande satisfação receber essas notas, que são referência para todos os nossos cursos, referência estadual e nacional. Essencialmente, não é uma surpresa, justamente porque é o resultado de uma história de trabalho, uma história de grande desenvolvimento na área educacional, na área de extensão e de pesquisa, comprovando a qualidade da nossa Universidade Federal de Sergipe”, frisa André Maurício.
Enade 2023
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil, entre as áreas da saúde, engenharias e agronomia. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22).
Fonte: Ascom UFS