Abril é o mês de conscientização sobre o autismo e a inclusão de pessoas neurodivergentes, por meio da campanha Abril Azul. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 16 de abril, 90 colaboradores da Calwer Mineração, tiraram um tempo do expediente para aprender mais sobre as neurodivergências – termo utilizado para se referir a pessoas que apresentam um funcionamento cerebral diferente do padrão considerado típico.
Divididos em três grupos, os colaboradores assistiram a palestra ‘Conscientização sobre Neurodivergências’, com a psicóloga Nathielle Boing Lyra. A ação faz parte do programa Sesi + Saúde, que a cada mês traz para empresa momentos de aprendizado sobre diversos temas.
Na palestra, a psicóloga explicou sobre os diferentes tipos de neurodivergências, como o transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia e síndrome de Tourette. No encontro foi enfatizada e a importância de entender e saber lidar com pessoas neurodivergentes.
“Essa iniciativa da Calwer é muito importante para os funcionários conseguirem se conectar, respeitar a diferença de cada um e também transmitir isso para os amigos e a família. É uma ação que atravessa os muros da empresa, ajuda aqui e na comunidade em geral”, destaca a psicóloga que atua na Apae de Nova Trento.
Durante a palestra, os colaboradores relataram suas experiências e também tiraram dúvidas sobre as neurodivergências. “Deu pra perceber que eles gostaram muito do tema e vão conseguir repassar esse conhecimento. Esse é um assunto legal de trazer, mas muitas vezes não é o foco das empresas. Aqui dá para perceber o quanto os colaboradores valorizam essas iniciativas e o olhar sensível da empresa”.
Aprendizado
O auxiliar administrativo Diogo Barni foi um dos participantes da palestra e destacou a importância da iniciativa para o ambiente de trabalho e também para a vida pessoal. “Tenho conhecimento mínimo sobre o assunto e é interessante ver como a empresa se preocupa em fazer a gente entender mais sobre isso. Vemos bastante casos por aí, e é algo que precisamos conhecer mais porque podemos ter situações dentro da própria família ou aqui na empresa”.
Para o motorista Adricio Clerici, o momento também foi de crescimento. “A palestra foi muito boa, aprendemos a ter mais paciência e compreensão. É um tema que todos deveriam conhecer mais”.