São Paulo — O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes afeta os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do estado. Os paulistas devem ficar atentos aos horários de funcionamento entre esta Sexta-feira Santa (18/4) e a próxima segunda-feira (21).
Confira abaixo o que abre e o que fecha nos setores de saúde, transporte, lazer e serviços no geral.
Saúde no feriado
Os hospitais estaduais de São Paulo ficarão em funcionamento normal para atendimento de urgências e emergências nos prontos-socorros, assim como nas áreas de internação e cirurgias.
Nesta sexta-feira (18/4), os postos do Hospital das Clínicas e de Osasco, na Grande SP, estarão abertos das 8h às 16h.
Todas as unidades dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) ficarão fechadas na sexta (18) e na segunda (21). Além disso, as unidades das Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs), as Unidades Dose Certa e os Núcleos de Apoio Farmacêutico (NAF) não funcionarão nestes mesmos dias.
Transporte público
Nos dias de feriado, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará mudanças operacionais para obras de modernização. Os trens circularão com os mesmos intervalos praticados frequentemente aos domingos.
O Metrô de São Paulo opera normalmente. No período, haverá um esquema de monitoramento da demanda de passageiros.
Rodízio
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos para esta sexta-feira (18/4) e também na segunda-feira (21), devido aos feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, respectivamente. O comunicado foi publicado na manhã desta quarta-feira (16) no site oficial da administração.
A medida também vale para as restrições de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
Poupatempo
As unidades do Poupatempo em todo o estado de São Paulo ficarão fechados em 18 e 21 de abril. Neste sábado (19/4) e na terça-feira (22), os postos funcionarão normalmente. Nos canais digitais, os atendimentos seguem disponíveis no feriado prolongado.
Cultura
Confira os horários de funcionamento de instituições culturais da capital paulista no feriado prolongado:
- Museu do Ipiranga: aberto de 18 a 21/4, das 10h às 17h, com última entrada às 16h; fechado na terça feira (22/4).
- Museu da Imagem e do Som (MIS): aberto de 18 a 21/4, das 10h às 19h, com entrada até as 18h, na sexta, no domingo e na segunda; e das 10h às 21h no sábado.
- Memorial da Resistência: aberto de 18 a 21/4, das 9h às 18h.
- Memorial da América Latina: a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita ficará fechada nos dias 18, 20 e 21 de abril; e aberta excepcionalmente no sábado (19/4), das 10h às 17h. Já o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro ficará aberto de 18 a 21 de abril, das 10h às 17h.
- Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade: abertas na sexta (18/4), no sábado (19) e no domingo (20), das 10h às 18h, com entrada até as 17h30. Fechamento na segunda-feira (21).
- Museu Catavento, aberto de sexta (18/4) a domingo (20), das 9h às 17h. A compra de ingresso pode ser realizada até as 16h.