Falecido na manhã desta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, o papa Francisco participou de alguns compromissos no domingo de Páscoa (20/4). Em seu último dia de vida, o pontífice chegou a receber o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, antes de fazer uma breve aparição para a bênção Urbis et Orbi no Vaticano.
Leia: Último líder a ver Francisco, vice dos EUA se despede do papa
Celebrada pelo Cardeal Angelo Comastri, a missa de Páscoa levou uma multidão à Praça de São Pedro, em frente à Basílica. Lá, o papa Francisco acenou da sacada e fez um pronunciamento curto, com a voz enfraquecida. “Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa”, declarou. Em seguida, ele solicitou que um assessor lesse a bênção.
Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, ainda andou no papamóvel entre os fiéis, apesar de debilitado. Ele se recuperava de uma pneumonia bilateral, após ficar 38 dias internado.

Ao meio ao público, estavam a designer de moda e influencer brasiliense Luíza Mello e o empresário Eduardo Bessa. O casal conta à coluna Claudia Meireles que viajou para Roma a fim de comemorar o aniversário de Luíza, celebrado em 6 de abril, e visitar a cidade no período do Jubileu, também conhecido como Ano Santo, que ocorrerá ao longo de 2025. A comemoração é marcada pela busca de restauração espiritual, reconciliação e renovação da fé.
Os dois ainda aproveitarão a viagem para participar de uma feira em Munique, na Alemanha.
“Da última vez que estive em Roma, em 2023, não consegui estar no domingo (dia da missa do papa). Fui embora dias antes. Eu já havia ido à Santa Missa do papa no Vaticano anteriormente e tinha vontade de retornar”, afirma Luíza Mello.
“Nossa volta estava agendada para 18 de abril. Iríamos fazer o trajeto das portas santas do Jubileu e retornaríamos ao Brasil. Pelo fato de ser Páscoa, feriado — e pelo desejo de ir à missa no domingo — resolvemos ficar mais. Foi aí que prolongamos a viagem até 23 de abril. Mas nunca imaginaríamos que seria tão especial quanto foi. Não sabíamos o quão certa era essa escolha”
Luíza Mello
A brasiliense descreve a Missa de Páscoa como “lindíssima”. “Chegamos por volta de 9h50. A missa começou 10h30. Às 12h, o papa apareceu para fazer a Urbis et Orbi. Mas todos os jornais que acompanhamos on-line não davam certeza se ele apareceria ou não para os fiéis, pois o estado de saúde estava bem delicado. Então, não tínhamos muita esperança de vê-lo pessoalmente. Foi uma surpresa muito emocionante.”, relata.
Papa Francisco surge na varanda e surpreende fiéis
Luíza e Eduardo estavam acompanhado a missa pascal quando, ao final, o empresário a alertou sobre a janela de cortina vermelha. “Abriu e fechou algumas vezes. Acredito que eles estavam organizando algo lá dentro. De repente, a janela e a cortina abrem por completo e o papa aparece sentado, creio que em uma cadeira de rodas”, detalha.
A designer de moda e influencer comenta que o pontífice desejou “Feliz Páscoa” com uma voz embargada. “Era nítido que ele estava dando todo o seu esforço”, observa.
“Não digo que ele demonstre fraqueza, ele demonstrou resistência. Fez o possível para acenar, fazer bênçãos, etc. Por sabermos do estado de saúde dele, foi muito emocionante presenciar a força que ele dedicou em estar presente no domingo de Páscoa, abençoar, comprometer os fiéis e o carinho com que ele preparou suas palavras pela paz mundial. Foi muito significativo”
Luíza Mello
“A mensagem Urbi et Orbi foi lindíssima. Infelizmente ele não conseguiu ler. Mas o mestre de cerimônia leu o texto no qual ele pedia a paz e o sessar fogo, criticou a guerra, pediu pelo desarmamento e suplicou pela paz no mundo”, diz Luíza.
De acordo com o casal, a missa foi celebrada em italiano com tradução para inglês, embora, em alguns momentos, houvesse orações em diferentes línguas.
A notícia do falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos
Nesta segunda-feira (21/4), Luíza e Eduardo acordaram muito felizes por vivenciarem o dia de ontem. Mas logo receberam a notícia da morte do pontífice por mensagens, por meio da irmã do empresário. “Nos sentimos extremamente abençoados. Não tem como por em palavras a sensação de saber que estivemos presentes tão perto do papa em suas últimas horas. Isso foi somado a uma profunda tristeza pelo seu falecimento. A sensação de despedida é sempre dolorosa”, relembra a brasiliense.
“Ficamos com a mensagem de que o papa Francisco demonstrou todo seu comprometimento em forma de esforço até o último momento de seu papado, principalmente em um dia tão especial como a Páscoa no ano do Jubileu”, enfatiza Luíza Mello.
Luto em Roma
À coluna, o casal ainda lembra que hoje, 21 de abril, também é aniversário de Roma. A cidade completa 2.778 anos. “É um destino bastante turístico, com misturas e contrastes. Portanto, acredito que nem todos que aqui estão vêm com fim religioso. Vemos a cidade lotada de pessoas, mas não um sentimento ou atmosfera de tristeza ou luto até o momento”, opina.
“Acredito que, durante a vigília e a procissão, as pessoas mais devotas devem ir às ruas e aí, então, o clima de despedida deve tomar conta de Roma”, fala.
Hoje, a dupla já foi ao Vaticano em busca de informações sobre os próximos passos para a despedida do papa Francisco. “Pelo o que entendemos, o velório aberto ao público acontecerá em 23 de abril. Com certeza tentaremos ir e estamos pesquisando como será. Inclusive, os próprios funcionários do Vaticano ainda não tinham informações precisas sobre horários”, salienta.
“A agenda deve ser anunciada em breve. Estamos atentos e torcendo para conseguirmos nos despedir do Santo Papa”, finaliza Luíza Mello.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.