

‘Era como uma despedida’: padre de SC viu o papa horas antes de sua morte – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
O padre Jonny Jordy Walz, natural de Schroeder, município da região Norte de Santa Catarina, estava prestes a celebrar uma missa em um lar de idosos em Roma, na Itália, quando soube que o Papa Francisco havia morrido.
“Recebi a notícia através das notificações do Vatican News pelo meu celular”, contou em entrevista exclusiva ao ND Mais. Eram quase 10h. Mais cedo, às 8h, Jonny já havia realizado uma celebração para uma comunidade religiosa local.
Notícia chegou minutos antes da missa
Segundo o padre, o momento foi de choque. “A missa estava prestes a começar. Mesmo assim celebrei com os idosos e, somente ao final, após a bênção, dei o comunicado e, juntos, com muita emoção, rezamos por ele”.
Dia de feriado civil se transforma em luto
Na Itália, em 21 de abril, é comemorado o feriado civil conhecido como “Pasquetta”, a segunda-feira depois do Domingo de Páscoa. A data tinha tudo para ser mais um dia comum, mas tomou outras proporções.
“Sabíamos que o Papa Francisco estava com a saúde bastante debilitada, sobretudo, depois dos longos 38 dias de internação. Porém depois que ele recebeu alta, parecia que mesmo fragilizado, estava com o estado de saúde estabilizado”, comenta.
“Era como uma despedida”, diz padre
Jonny conta que chegou a ver o pontífice na véspera do falecimento. “Ontem o vimos na tradicional bênção de Páscoa Urbi et Orbi, ao meio-dia, na sacada da Basílica de São Pedro. E, logo depois, ele passeou pela praça com o Papa móvel, saudando os fiéis. Era como uma despedida”.
Luto toma conta de Roma
A morte de Francisco pegou a comunidade de surpresa. “O sentimento das pessoas aqui em Roma é de luto, silêncio, orações, velas acesas e orfandade”, lamenta.
O padre está na capital italiana desde agosto de 2024. Enviado pela Arquidiocese de Joinville, cursa Mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Com a chegada dos ritos fúnebres, ele afirma que pretende acompanhar o conclave que definirá o novo papa.
Com a chegada dos ritos fúnebres do Papa Francisco, o padre afirma que pretende acompanhar o conclave, cerimônia que definirá o sucessor de Jorge Mario Bergoglio.
A última prece
A despedida de Jonny a Francisco veio em forma de prece: “Descanse em paz […] obrigado por seu amor à Igreja de Jesus Cristo”.