O Corinthians foi campeão estadual de São Paulo, alcançando seu primeiro grande título desde 2019. Aqui, recordamos o caminho do «Timão» até à conquista.
Um time quase invicto
A prestação do Corinthians no Campeonato Estadual de São Paulo foi quase perfeita. Em 16 jogos, só uma derrota para o time, 25 gols marcados e apenas 14 consentidos. As perspectivas para o Brasileirão 2025 são animadoras. O campeonato começou no fim de março, e lá poderá continuar a seguir o Corinthians e dar seus prognósticos usando o código promocional Novibet. Será que a época nacional vai ser tão brilhante para o alvinegro como foi no estadual? Os próximos meses vão esclarecer todas as dúvidas.
A fase de grupos dominadora
Na primeira fase do Paulistão, o Corinthians disputou 12 jogos, onde obteve 27 pontos fruto de oito vitórias, três empates e uma derrota – esta foi contra o São Paulo, fora, por 3-1 no derby Majestoso. Foi logo na terceira rodada.
Daí em diante, nunca mais ninguém conseguiu derrotar o Corinthians – que só consentiu empates contra Palmeiras e Portuguesa (fora), e também Guarani (casa). Mas muitos dos jogos foram equilibrados, com muitas vitórias por 1-0 ou 2-1. De fato, o time não se mostrou muito goleador: não marcou mais de dois gols num jogo.
No Clássico Alvinegro, o Corinthians levou a melhor contra o Santos, em casa, por 2-1. Os gols foram de Yuri Alberto, que já o ano passado foi um dos maiores artilheiros do Corinthians.
No fim da primeira fase, o Corinthians terminou em primeiro no grupo A com 27 pontos – foi, de longe, o melhor time dos quatro grupos. Em segundo no grupo A ficou o Mirassol, com 16 pontos. Entre os vencedores dos outros grupos, ninguém fez mais pontos do que o Corinthians – os que mais se aproximaram foram o São Bernardo e o Palmeiras, no grupo D (23 pontos).
Mata-mata
Nas quartas de final, o Corinthians defrontou em casa um adversário acessível – o Mirassol, que este ano faz sua estreia na Série A do Brasileirão. O resultado foi uma vitória por 2-0, e assim o Corinthians se aproximou da final.
A semifinal proporcionou mais um Clássico Alvinegro, de novo em casa do Corinthians. E o resultado se repetiu: vitória por 2-1, mas agora com gols de Yuri Alberto e de Rodrigo Garro.
Faltavam os dois jogos da final para o Corinthians poder conquistar o Estadual pela primeira vez desde 2019. A tarefa não seria fácil: o adversário foi o Palmeiras, um dos times mais fortes das últimas épocas no Brasileirão.
Na primeira rodada, o Corinthians foi a casa do Verdão ganhar por 1-0, graças a mais um gol de Yuri Alberto. E foi mesmo esse gol a fazer toda diferença na final, uma vez que a segunda rodada em casa do Corinthians terminou 0-0.
O Corinthians terminou o Paulistão com o segundo artilheiro (Talles Magno, cinco gols) e o segundo jogador com mais assistências (Memphys Depay, cinco assistências). O time marcou 25 gols e sofreu 14, pelo que foi o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Foi, assim que o clube de São Paulo conquistou o Estadual pela 31.ª vez em sua história. Conseguirá agora replicar a prestação na Série A?
O post O caminho do Corinthians até ao primeiro título em seis anos apareceu primeiro em Diário Carioca.