O que começou como um gesto de hospitalidade e fé terminou em golpe no bairro Nova Lima, em Campo Grande (MS), nessa segunda-feira (21/4). Uma mulher de 60 anos teve cartões bancários furtados por uma golpista que se apresentou como benfeitora espiritual, oferecendo orações para “limpar o ambiente pesado” da casa.
Segundo a vítima, a autora do golpe a abordou em frente a sua residência, pedindo uma muda da planta conhecida como erva santa maria.
A moradora, receptiva, convidou a mulher a entrar no quintal para colher a erva. Foi aí que a desconhecida afirmou “sentir algo estranho” na casa e disse que alguém teria feito um trabalho espiritual contra a dona do imóvel. Ofereceu, então, uma oração e um benzimento como forma de proteção.
Ganhando a confiança da vítima, a mulher pediu uma fotografia pessoal para incluir na reza. A idosa entrou em casa para buscar a imagem — momento em que a golpista a seguiu até o interior do imóvel. Durante a oração, pediu que a moradora virasse de costas para se concentrar melhor no “trabalho espiritual”. Logo após o ritual, a mulher se despediu e deixou o local rapidamente.
Minutos depois, a vítima começou a receber notificações do aplicativo PagBank com registros de transações bancárias totalizando R$ 191,33. Ao checar sua carteira, constatou que três cartões haviam sido furtados: Bradesco, Caixa Econômica e PagBank. A vítima informou que os cartões da Caixa e do PagBank estavam habilitados para pagamento por aproximação, embora apenas este último tivesse saldo.
A moradora relatou ainda à polícia que a golpista deixou o local em um carro preto onde outro indivíduo a aguardava. Câmeras de segurança próximas podem ajudar na identificação da criminosa.
O caso foi registrado como furto qualificado por fraude com uso de dispositivo eletrônico. A Polícia Civil investiga o golpe e busca identificar a autora e o comparsa que dirigia o veículo.