Durante uma missão de exploração aos destroços do porta-aviões USS Yorktown, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) se depararam com uma imagem inusitada: um carro antigo foi avistado a bordo da embarcação naufragada.
O veículo — identificado como um Ford Super Deluxe “Woody”, de 1940 ou 1941 — foi localizado no último sábado (19/4). Ele estava a cerca de 5 mil metros de profundidade no Oceano Pacífico. A descoberta foi feita por robôs submersíveis operados remotamente, durante uma investigação que buscava examinar mais detalhadamente a estrutura do navio militar.
“É um carro inteiro! Ainda tem pneus, calotas, a carcaça inteira!”, disse um dos cientistas ao ver as imagens transmitidas pelas câmeras do robô subaquático.
Como o carro foi encontrado
A missão realizada a aproximadamente 1,6 km de Honolulu, no Havaí, visava explorar o interior do Yorktown, que tinha capacidade para mais de 2 mil tripulantes e 90 aeronaves. Durante a transmissão ao vivo da operação, os pesquisadores se surpreenderam ao encontrar o carro posicionado na área do elevador número três do porta-aviões.
A inspeção revelou detalhes como para-lamas largos, acabamento escurecido, capota deformada e até um pneu sobressalente. Uma placa com o possível termo “serviço de navio” também foi identificada parcialmente, embora o restante esteja ilegível por causa da corrosão que ocorreu ao longo das décadas.
O achado levantou hipóteses sobre como e por que o carro foi parar dentro de um navio de guerra. Uma possibilidade levantada pela revista Popular Science é que o automóvel pertencia ao contra-almirante Frank Fletcher, então comandante da embarcação. Outra teoria sugere que o veículo teria sido levado ao navio para manutenção após sofrer avarias durante a guerra.
A NOAA está convidando entusiastas e profissionais da área automotiva a ajudar na investigação, analisando as imagens para tentar identificar com mais precisão o modelo e, quem sabe, a história por trás do carro submerso.
USS Yorktown
Conhecido pelo apelido de “Fighting Lady” (Dama Lutadora), o USS Yorktown foi comissionado em 1937 e teve papel importante em batalhas no Pacífico, como as do Mar de Coral e de Midway.
O navio foi danificado por torpedos japoneses durante a batalha de Midway e não resistiu ao caminho de volta para Pearl Harbor, naufragando em 7 de junho de 1942. Seus destroços foram encontrados em 1998, mas só agora esse detalhe veio à tona.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!