“Limpeza espiritual”, diz vereadora do PP sobre morte de papa

A vereadora bolsonarista de Porto Alegre (RS) Mariana Lescano (PP-RS) utilizou as redes sociais para atacar o papa Francisco afirmando que a morte dele foi uma “limpeza espiritual”. Mariana, que se define como conservadora e anticomunista, também pediu para que o próximo papa seja “sem rabo preso com a esquerda”.

A parlamentar também ligou a data do falecimento de Francisco, que aconteceu um dia depois da Páscoa, a um possível significado espiritual. As declarações causaram indignação entre os internautas. O posicionamento dela ocorreu na segunda-feira (21/4), dia em que foi anunciada a morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.

“Não vejo como coincidência sua morte no dia seguinte à Páscoa. Há uma limpeza espiritual acontecendo. Quem não cumpre o chamado será retirado. Deus está agindo, e tudo que é falso, com o tempo, será derrubado”, disse a vereadora, que também é policial penal.

Na mesma publicação, Lescano caracteriza o papado de Francisco como uma era marcada por “distorções doutrinárias”. Além de mencionar o comunismo, declarando que a Igreja “precisa de uma purificação urgente”, ela também defendeu que o novo pontífice seja “conservador”.

“Que o próximo papa seja um verdadeiro pastor. Conservador, fiel à tradição, corajoso. Que limpe os altares da contaminação ideológica e traga de volta a força espiritual que a Igreja tanto precisa”, disse Lescano.

Veja na íntegra:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mariana Lescano (@marianalescanoficial)

Posicionamento do PP e oposição

Ao contrário de Lescano, sua sigla, o Partido Progressistas, chamou Francisco de “um líder espiritual admirado por católicos e não católicos”, além de destacar a trajetória e o legado deixado pelo pontífice.

“Primeiro papa latino-americano, cultivou um legado de fé, humildade, solidariedade e defesa incansável dos mais vulneráveis. Que sua mensagem de paz e amor siga nos guiando”, publicou o PP.

Na terça-feira (22/4), a vereadora Natasha Ferreira, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre, apresentou uma moção de apoio aos católicos, fiéis e cristãos da Capital, em resposta ao pronunciamento de sua colega de Câmara. Na sua defesa, Natasha expressou seu pesar pelo conteúdo das declarações feitas por Lescano.

“Esse tipo de manifestação desrespeita não apenas a figura de um dos maiores líderes espirituais da atualidade, mas também fere o sentimento religioso de quem vê na fé cristã um caminho de esperança, solidariedade e amor ao próximo. Atacar sua memória é um gesto grave, que não condiz com os princípios de respeito e convivência”, afirmou a Natasha.

Falecimento do Papa

O papa Francisco morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell.

O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.

O religioso passou por vários problemas respiratórios desde a juventude – chegando a ter um dos pulmões removido – e por internações recentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.