iPhone 16e ganha espaço entre consumidores da Apple, revelam dados iniciais

O iPhone 16e está gerando mais interesse entre consumidores da Apple em comparação com o seu antecessor, o iPhone SE, em seu lançamento. As informações foram publicadas pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), com detalhes sobre a parcela de comercialização de cada celular da Apple. 

  • Quais são os melhores iPhones para comprar?
  • É melhor comprar iPhone usado ou Android intermediário novo?

De acordo com os dados mais recentes, o iPhone 16e representou 7% das vendas totais de iPhone nos EUA no primeiro trimestre de 2024. Para efeito de comparação, o iPhone SE de geração passada tinha 5% de participação.

  • 📱 As melhores promoções de iPhone estão no WhatsApp do CT Ofertas

Os cinco modelos da linha iPhone 16 somaram 74% das vendas de celulares da Apple nos EUA no trimestre. No mesmo período de 2024, os modelos da linha iPhone 15 responderam por 68% das vendas — portanto, há uma busca maior por modelos mais atualizados. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vendas de iPhone 1T 2025
iPhones mais recentes atingiram melhor proporção de vendas (Imagem: Reprodução/Consumer Intelligence Research Partners)

Os resultados também estão associados a estratégias recentes da Apple, já que a empresa procura reduzir a oferta de dispositivos mais antigos.

O levantamento mostra que o iPhone 16e tem atraído compradores que antes optavam por modelos mais velhos ou com desconto. A participação de vendas dos iPhones de gerações prévias caiu para 26%, ante 32% no ano anterior.

iPhone 16e já pode ser encontrado mais barato

Embora tenha sido apontado como um modelo muito caro na época de seu lançamento, o iPhone 16e já pode ser encontrado por valores bem mais baixos. 

Afinal, ele já aparece em algumas lojas por preços abaixo dos R$ 4.000, e por isso está mais barato que o iPhone 15 de geração passada. 

Entre as vantagens do iPhone 16e está a presença do chip A18, igual ao do iPhone 16 padrão. O celular cumpre as especificações para rodar os recursos de inteligência artificial do Apple Intelligence, o que também tende a ser um atrativo para quem quer trocar modelos mais antigos. 

No entanto, o iPhone 16e faz cortes em relação ao iPhone 16 padrão. Ele não possui Dynamic Island, suporte a MagSafe, câmera ultrawide nem carregamento sem fio rápido.

iPhone 16e
iPhone 16e tem maior parcela de compra que o antecessor (Imagem: Matheus Melo/Canaltech)

Outros modelos iPhone 16 também subiram

Outros modelos da linha iPhone 16 também mostram mudanças nas preferências dos consumidores. O iPhone 16 básico subiu para 20% das vendas, contra 14% do iPhone 15 no ano anterior.

Já os iPhones 16 Pro e Pro Max representaram 38% das vendas, queda em relação aos 45% dos modelos iPhone 15 Pro e Pro Max. Isso reforça o maior interesse nas opções “não-Pro” da Apple.

A estratégia futura para o modelo “e” ainda é incerta. Não há como confirmar se a Apple renovará o iPhone “e” anualmente ou seguirá um ciclo mais lento, como no caso do iPhone SE.

Leia mais no Canaltech:

  • Ultrafino Galaxy S25 Edge já tem data para chegar, segundo site
  • Realme lança dois novos celulares intermediários no mercado brasileiro
  • Novo top da Realme tem bateria gigante e chip que ajuda você vencer jogos online

Será que vale a pena comprar o iPhone 16e ou o iPhone 14? Veja no vídeo abaixo:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.