A Perplexity também tem interesse em comprar o Chrome, caso o julgamento contra o Google resulte na venda do navegador, segundo o portal The Verge. A intenção foi revelada durante o depoimento do diretor de negócios da Perplexity, Dmitry Shevelenko, no tribunal que julga a acusação de monopólio do Google na quarta-feira (23).
- OpenAI teria interesse em comprar o Chrome do Google, diz executivo
- O Google vai ter que vender o Chrome? Entenda o julgamento por monopólio
O executivo disse que a empresa conseguiria executar um navegador na escala do Chrome sem diminuir a qualidade ou até mesmo cobrar pelo uso. Shevelenko também deu indiretas de que a OpenAI, que também mostrou interesse na compra, não faria o mesmo caso adquirisse o buscador online.
Mas, apesar da vontade de comprar o Chrome, o diretor de negócios da Perplexity também apontou que uma melhor opção é que o Google mantenha o navegador ao invés de vendê-lo para a dona do ChatGPT.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para além da oferta de compra do Chrome, o diretor da Perplexity também expôs em seu depoimento a dificuldade que empresas novatas têm para conseguir se estabelecer no mercado tendo o Google como concorrente.
Shevelenko detalhou as negociações falhas com fabricantes de dispositivos móveis que teriam como objetivo estabelecer a Perplexity como assistente padrão nos celulares.
Ele aponta que a dificuldade de abertura para esse tipo de negócio veio, principalmente, do medo de empresas fabricantes de perder a participação na receita do Google ou até mesmo ter seus contratos com a Big Tech finalizados.
Google terá que vender o Chrome?
Depois de ter sido acusado de práticas de monopólio nos mercados de buscas e anúncios online em 2024, a Big Tech agora passa por outra fase do julgamento que decidirá as penalidades que irá receber. Entre elas, a venda do Chrome como uma ação de desmembramento da empresa.
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), que acusa a Big Tech, indica punições mais graves, que incluem a venda do Chrome e o fim de acordos financeiros de exclusividade, enquanto o Google defende medidas mais leves, como diminuir esses acordos.
A Big Tech ainda pode recorrer de qualquer decisão estabelecida.
Leia mais:
- Google paga Samsung para colocar Gemini em celulares da empresa
- Chrome está à venda? Veja quanto o navegador do Google pode valer
- Quais são os navegadores mais usados no mundo?
VÍDEO: Processo contra o Google por Monopólio: Como fica futuro do ANDROID e o que deve mudar? E o Chrome?
VÍDEO:
Leia a matéria no Canaltech.