As verminoses são bastante comuns em cães, especialmente aqueles que passam muito tempo ao ar livre ou em ambientes onde estão expostos a parasitas. Existem vários tipos de vermes que podem afetar os pets, incluindo nematódeos (vermes redondos), cestódeos (vermes chatos) e protozoários (como a Giardia lamblia).
A maior parte das contaminações dos pets acontecem por via oral-fecal, quando o animal entra em contato com fezes ou objetos que estejam contaminados com ovos ou larvas de verme, e até mesmo via transplacentária (da fêmea prenhe para o filhote). Além disso, os sintomas de verminoses podem variar.
Assim, para auxiliar os tutores na identificação do problema, a veterinária Marina Tiba, gerente de produto da unidade de animais de companhia da Ceva Saúde Animal, listou os cinco sinais mais comuns apresentados pelos pets.
Confira os principais sinais de verminoses em cães:
- Diarreia: pet está com as fezes pastosas ou líquidas? A diarreia pode estar acontecendo pela presença de vermes no intestino, liberando substâncias que irritam a mucosa intestinal. Normalmente, é o primeiro sinal perceptível de uma verminose.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.