A onça-pintada que pode ter sido a responsável pela morte do caseiro Jorge Ávalos, de 60 anos, em Mato Grosso do Sul, foi capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na madrugada desta quinta-feira (24/4). O animal é macho e, de acordo com pesquisadores, está magro e abaixo do peso saudável.
Nas imagens, é possível ver que, pouco antes de ser capturado, o animal morde um pedaço de madeira. Veja:
O que aconteceu
- O caseiro Jorge Ávalos, de 60 anos, conhecido como Jorginho, foi atacado pela onça-pintada na última segunda-feira (21/4) enquanto tentava coletar mel.
- A Polícia Militar Ambiental (PMA) encontrou o corpo dele no dia seguinte – os agentes seguiram trilhas e marcas de sangue deixadas pelo animal.
- O caso, ainda sob investigação, é considerado raro.
- As autoridades avaliam possíveis motivos para o ataque, como escassez de alimentos, comportamento defensivo, período reprodutivo da onça ou alguma ação involuntária da vítima que possa ter desencadeado a reação do animal.
O animal está com 94 quilos e foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS).
O local foi isolado, e não é permitida a entrada de pessoas não autorizadas, como medida de segurança.
Agora, o animal deve passar por alguns exames e avaliação de comportamento, já que o ataque a um humano é considerado atípico pelas autoridades.