Estreou nos cinemas nesta quinta-feira (24/4) o documentário Noel Rosa – Um Espírito Circulante, que retrata a vida do músico Noel Rosa, um dos maiores e mais importantes artistas do Brasil.
O longa retrata a trajetória do músico e fala sobre o impacto dele na história do samba. O título explora como ele manteve vivo o espírito de boemia nas ruas de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, bairro em que nasceu.
O documentário reúne vozes de sambistas de diferentes eras, desde antigos parceiros de Noel, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista; até os nomes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger.
Como foi criado
Noel Rosa – Um Espírito Circulante é dirigido e roteirizado por Joana Nin. O longa nasceu de uma história envolvendo a cineasta com o cantor.
“Minha conexão com Noel Rosa se intensificou quando eu me mudei para o bairro de Vila Isabel, em 2012. Fui ao supermercado que funcionava no prédio da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos Confiança. Eu estava lá fazendo compras e, de repente, soou uma sirene muito alta. Ao questionar um funcionário, descobri que eles mantinham a tradição em respeito à comunidade local”, explica Joana em nota enviada à imprensa.
“Este som inspirou Noel Rosa a compor Três Apitos, ainda que a Fábrica de Tecidos não fosse o local de trabalho de Fina, sua musa inspiradora da canção. Era uma licença poética porque ele ouvia diariamente esse apito da casa onde morava, na Rua Teodoro da Silva. Eu achei isso muito interessante e decidi entender melhor a relação do bairro com o compositor, mesmo tanto tempo depois de sua morte”, conclui.
A experiência vivida por Joana deu origem ao trabalho, finalizado em 2023 — algumas filmagens foram paralisadas por conta da pandemia. O título foi exibido pela primeira vez em 2024, no Festival do Rio, e agora chega às telonas em todo o Brasil.
Carreira de Noel Rosa
Noel Rosa é um dos principais músicos do Brasil. Ele foi sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista.
O artista morreu em 1937, aos 26 anos, e deixou um legado de quase 250 músicas. Entre os sucessos dele estão: Com Que Roupa?, Conversa de Botequim, Gago Apaixonado, João Ninguém, Último Desejo, Fita Amarela, Feitio de Oração e Três Apitos.