Um grupo de torcedores do Lyon realizou um protesto, nesta quinta-feira (24/4), em frente ao centro de treinamento do clube francês, para cobrar esclarecimentos sobre a situação financeira da equipe e a gestão de John Textor, proprietário do grupo Eagle Football. Com faixas e mensagens diretas, os manifestantes também citaram os outros clubes controlados pela empresa, como o Botafogo e o Molenbeek, da Bélgica.
Entre os dizeres exibidos, uma faixa chamou atenção ao questionar a maneira gestão do modelo adotado por Textor. “Quem será o otário? O Lyon, o Botafogo ou o Molenbeek?”, dizia a mensagem exposta pelos torcedores, em referência à preocupação com quem arcará com os prejuízos da holding.
Entenda qual a razão do protesto
Diferente do Botafogo, que não faz uma boa campanha em 2025, o Lyon ocupa a 6ª colocação do Campeonato Francês, posição que ainda agrega equipes para disputar a Champions League. A reclamação dos torcedores franceses é em razão do rombo financeiro que ultrapassa 117 milhões de euros, somente no primeiro semestre da atual temporada.
Esse prejuízo foi divulgado pela própria Eagle Football, em relatório das finanças do mês de março. A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), órgão ligado à Liga de Futebol Profissional da França (LFP), determinou que o Lyon será rebaixado para a segunda divisão caso não apresente melhorias em sua situação financeira. Esse fator torna ainda mais delicada a situação do clube francês.