Celular chinês pode ter tela removível; entenda novo conceito da Vivo

Por meio do registro de uma nova patente, a Vivo sinalizou a intenção de desenvolver um celular com duas partes de tela, sendo uma destacável. O documento mostra como a tecnologia funcionaria, além de suas possíveis aplicações. 

  • Smartphones dobráveis: por que não vingaram ainda?
  • Qual é a durabilidade dos celulares dobráveis?

De acordo com a patente, o segundo display teria seu próprio módulo para abrigar os componentes internos, como alto-falantes. A conexão entre as telas ocorreria por meio de um sistema magnético, enquanto a ligação elétrica ocorreria por pontos de contato nas bordas.   

  • 📱 Veja os melhores celulares da Jovi (Vivo) no WhatsApp do CT Ofertas  

No modo de tela separada, o painel adicional receberia dados e informações necessárias por meio de um dispositivo de controle, que pode ser a primeira tela ou outro aparelho eletrônico. Desta forma, o painel inovador “saberia” o que deve mostrar, mesmo sem conexões por fio. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vivo celular com tela destacável
Vivo planeja tecnologia inédita para celulares (Imagem: Reprodução/91Mobiles)

No modo anexado, as telas podem compartilhar energia entre si, garantindo bateria para o uso destacado. Neste caso, a primeira tela assume o controle direto da segunda tela, para que funcionem de forma integrada e mais próxima do que é visto nos celulares atuais. 

Celular com tela destacável da Vivo — vantagens e possíveis aplicações

Segundo a patente, o design oferece vantagens em relação a dispositivos dobráveis tradicionais. Afinal, ele permitiria o uso simultâneo de ambas as telas.  

Vivo celular com tela destacável
Solução foi encontrada em patentes (Imagem: Reprodução/91Mobiles)

Entre as possíveis aplicações da nova tecnologia estaria o uso em apresentações e demonstrações. Neste caso, a segunda tela exibiria conteúdo, enquanto a primeira serviria para controle e anotações em tempo real. 

Já para quem gosta de jogar no smartphone, a primeira tela pode atuar como um joystick, enquanto o segundo painel mostraria o jogo, assim como outra perspectiva ou informações adicionais.   

A experiência multimídia também deve ser aprimorada pelo design, por meio da reprodução de um canal de som afastado no módulo destacável, por exemplo. 

Também seria possível realizar o gerenciamento de dispositivos inteligentes, em que a segunda tela funcionaria como display remoto ou painel de controle para sistemas de smart home. 

Por enquanto, a empresa ainda não divulgou quais modelos poderiam trazer as novas tecnologias. Patentes podem servir apenas como uma ferramenta de segurança jurídica para as empresas, sem necessariamente confirmar que as soluções contidas nela serão realmente implementadas.

Leia mais no Canaltech:

  • Realme anuncia sua primeira fábrica no Brasil
  • EUA deixará de comprar iPhones da China, diz jornal; entenda mudança na Apple
  • Samsung deixa escapar preços do Galaxy S25 Edge; veja valores

Conheça a lógica da mudança de nome da Vivo para Jovi no mercado brasileiro:

 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.