O rito de encerramento do velório do papa Francisco ocorreu nesta sexta-feira (25/4) às 20h no horário local (15h, no horário de Brasília), no Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O rito, foi presidido pelo cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell. Já o mestre das celebrações litúrgicas, monsenhor Diego Ravelli, ficou responsável por ler a escritura que foi colocada no caixão ao final da celebração.
De acordo com o Vaticano, além dos indicados pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns familiares também participaram do rito.
A celebração ocorreu, conforme o estipulado pelo livro litúrgico, conhecido como Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, e foi encerrada às 21h (16h, em Brasília). Durante a noite, haverá oração e vigília pelo corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa, que ocorrerá na manhã deste sábado (26/4) .
Funeral do papa Francisco
A cerimônia está marcada para as 10h (5h, no horário de Brasília), com a Missa das Exéquias, que celebra o primeiro dia do Novendiali (novenário), nome dado ao período de nove dias de luto e orações em honra ao pontífice.
A missa será realizada no átrio da Basílica de São Pedro, sob a presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Depois da celebração eucarística, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que são despedidas solenes com o intuito de marcar o encerramento das exéquias.
Na sequência, o caixão do papa Francisco será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro. Depois disso, a urna segue para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será realizado o sepultamento.
De acordo com o Vaticano, um grupo de pessoas pobres e necessitadas estará presente nos degraus que levam ao local onde o pontífice será sepultado, como forma de prestar a última homenagem.