Nessa quarta-feira (23/4), o Congresso Nacional, em Brasília, cedeu o espaço do Salão Negro para a exposição J. Borges: Poesia e Arte, que ficará aberta para visitação até 14 de maio. A abertura da mostra, que homenageia o saudoso artista pernambucano, contou com a presença de autoridades e convidados.
Com curadoria de Romildo Gastão, a exposição conta com xilogravuras, matrizes e folhetos de cordel, que pertencem a colecionadores, ao Memorial J. Borges, à própria família do artista e a Romildo Gastão. As quase 70 obras do mestre da xilografia e do cordel foram divididas em três temas: religiosidade, sertão e cotidiano.
6 imagens
1 de 6
Entrada da exposição
Gustavo Lucena/Metrópoles
2 de 6
Painel de apresentação da exposição
Gustavo Lucena/Metrópoles
3 de 6
Obras de J. Borges
Gustavo Lucena/Metrópoles
4 de 6
Detalhes das obras
Gustavo Lucena/Metrópoles
5 de 6
Obras de J. Borges
Gustavo Lucena/Metrópoles
6 de 6
Cartões-postais da exposição
Gustavo Lucena/Metrópoles
Leia também
Brasil
Lula deu de presente ao papa Francisco quadro de J. Borges
Celebridades
Quem foi J. Borges, mestre da xilogravura nordestina
Brasil
Morre, aos 88 anos, xilogravurista pernambucano J. Borges
Brasil
“Grande artista do nosso país”, diz Lula após a morte de J. Borges
De acordo com Romildo Gastão, a princípio, a proposta da mostra era celebrar os 90 anos de J. Borges, que ele completaria em dezembro de 2024. No entanto, o artista faleceu no meio do processo. “Essa é a primeira exposição que é feita após a morte dele e adquiriu um caráter de homenagem”, diz à coluna Claudia Meireles.
“J. Borges tinha uma relação de amor com Brasília. Essa cidade prestigiava, admirava e gostava dele. Então, mesmo com dificuldades de locomoção, ele falou que viria apresentar a exposição”, lembra o curador.
Romildo Gastão em discurso
O projeto também foi impulsionado pelo filho do artista, Jorge Borges. Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o herdeiro afirmou que, apesar da responsabilidade de cuidar do grandioso legado do pai ser grande, é um orgulho para ele.
“Divulgar ainda mais o que ele era após meu pai ter morrido é importante para não deixar o nome dele morrer. Trabalho nisso, promovendo exposições e contando as histórias dele em entrevistas e palestras”, destaca Jorge Borges.
Abertura prestigiada
A abertura contou com a presença de deputados federais, como Carlos Veras, Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior. Representando Pernambuco, a secretária de Cultura do estado, Cacau de Paula, e a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, prestigiaram a abertura.
Além da cerimônia, o evento contou com um coquetel repleto de delícias nordestinas, elaboradas pelo buffet Taioba. Entre as opções, estavam cuscuz com carne seca, dadinho de tapioca, bolo de rolo, beijinho e salgados típicos. Para deixar a recepção animada, o grupo Choro de Lei se apresentou na abertura da mostra.
4 imagens
1 de 4
Cuscuz com carne seca
Gustavo Lucena/Metrópoles
2 de 4
Bolo de rolo
Gustavo Lucena/Metrópoles
3 de 4
Salgados típicos do Nordeste
Gustavo Lucena/Metrópoles
4 de 4
Espumante servido durante a exposição
Gustavo Lucena/Metrópoles
Veja os highlights do evento:
Confira os cliques de Gustavo Lucena:
Prefeita de Bezzerros, Lucielle Laurentino; e Pablo BorgesVasco Azevedo e Romildo GastãoMinistro do Trabalho, Luiz Marinho; e Rinaldo LuizDeputado federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB-PE); deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE); deputado federal Carlos Veras (PT-PE); e o deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD-PE)Deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT – BA); prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; Pablo Borges; e a secretária de Cultura do Pernambuco, Cacau de PaulaDeputado federal Sostenes Cavalcante (PL-RJ); deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); e Rhafanny VasconcelosPrefeito de Ourolândia, Zé do Povo; João Moto; vereador de Bezerros, Adé Motos; vereadora de Bezerros, Tatai; deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD-PE); prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); Pablo Borges; secretária de Cultura do Pernambuco, Cacau de Paula; Carlos Eduardo e Rinaldo LuizDeputado Federal Augusto Coutinho (Republicanos- PE); prefeito de Ourolândia, Zé do Povo; prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; deputado federal Felix Mendonça Júnior; e o deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD – PE)Senadora Teresa Leitão (PT-PE) e Clauber LopesJosé Rosildete Oliveira e Onice MoraesDeputado Federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB-PE)Vereadores de São João do Araguaia, Cláudio Divino e Ronaldo GaviãoVereadores de São João do Araguaia Bene do Luizão e Sebastião MercesAli Reza Mirjalili e Sayid TenórioBeatriz ValençaMara Nunes, Paulo Niemeier, Cauê Nunes, Dulce Schunck e Janice AffonsoGileno Gomes e Isaac PinheiroKeila BeatrizPaulo Melo, Tarciso Viriato e Ana Lucia ValenteFernanda DamianiAllard van der Ven e Leomar RodriguesDarlan Rosa e Mauro Di DeusCláudia Brisolla, Clauber Diniz e Maira BritoVereador de Jupi Jeffeton Monteiro e Luana ChagasVera MorgadoFlauzino Antunes e Almir CezarLuciana CamposDébora AmaralLauane da Silva Sousa e Rafael Botelho PereiraCida Carvalho e Olga MatosRilter e Ravi NascimentoGrupo Musical Choro de Lei
Para saber mais, siga operfil de Vida&Estilo no Instagram