Os fones de ouvido sem fio são práticos e cheios de vantagens, mas em compensação, acabam sendo objetos muito fáceis de perder. Por serem pequenos e avulsos, basta uma distração para que um dos lados pare em algum lugar que não deveria. Uma vez que você já não tenha mais ambos os fones em mãos, seu acessório pode estar comprometido – mas existem algumas soluções.
- Qual é o melhor fone de ouvido com fio para comprar?
- Como colocar fone de ouvido na orelha do jeito certo
Mesmo sendo um problema pouco comum, algumas marcas já estão preparadas para essa situação, oferecendo soluções práticas para seus consumidores. Por outro lado, nem todos terão a mesma sorte. Saiba o que pode ser feito ao perder um dos lados do seu fone:
- 📱 Encontre os melhores fones de ouvido no WhatsApp do CT Ofertas
Encontrando seu fone
Quando perdemos algo, a primeira coisa a ser feita é tentar encontrá-lo. Obviamente, se um objeto está perdido, você provavelmente não faz ideia de onde ele está – mas caso esteja por perto, alguns recursos do seu smartphone podem ajudar a encontrá-lo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quase todo app nativo do fabricante dispõe de uma função semelhante ao “Find my Phone”. Quando os fones ainda têm bateria sobrando e estão a um raio de alcance apropriado (dentro de 10 metros), é possível enviar um sinal sonoro para encontrá-lo. Qualquer modelo de Galaxy Buds da Samsung ou do AirPods da Apple possuem esse recurso, por exemplo.

Dependendo do modelo do fone e do smartphone, é possível até mesmo conferir a localização do acessório via GPS em tempo real – o que seria ainda melhor, já que não limita o rastreamento a distâncias próximas. Uma outra alternativa, caso os fones estejam conectados ao smartphone, é aumentar o volume até o máximo e colocar uma música bem alta. Se der tudo certo, basta seguir o som até encontrar o fone perdido.
Reposição
Se o método anterior não funcionar, a única alternativa viável seria a reposição do fone perdido. Antes de mais nada, tenha em mente que todo par de fones sem fio é único – ou seja, eles possuem um vínculo entre si e com o estojo de carregamento. Se a ideia for adquirir um fone de segunda mão para substituir a parte que falta, existe um grande risco de não funcionar.
Pensando nisso, algumas fabricantes já oferecem um sistema de reposição completo para quem perdeu um fone ou o estojo de carregamento.
A Apple, por exemplo, possui uma página oficial dedicada exclusivamente para pessoas que se encontram nessa situação; ali, elas podem comprar a peça perdida separadamente ao solicitar um orçamento – um processo bem mais confiável, pois se trata de um item novo e com a garantia da marca.

A Sony também oferece um serviço semelhante, orientando os consumidores a enviarem as peças restantes para uma assistência autorizada para que, dessa forma, eles reponham a peça perdida e já enviem tudo sincronizado.
Já a Samsung não conta com nenhum serviço de reposição do gênero, então a única solução seria adquirir um par novo ou tentar comprar o lado perdido de forma avulsa por sua conta e risco.
No geral, o mais recomendado é entrar em contato diretamente com o serviço de atendimento ao cliente do fabricante para receber instruções mais adequadas.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 16E vs iPhone 14 | Comparativo entre os menos caros da Apple de 2025
- Gigante chinesa chegou: 8 celulares da Vivo (Jovi) que queremos ver no Brasil
- Bateria do celular acabando muito rápido? Veja quais apps desinstalar
PARE de comprar fone Bluetooth caro!
Leia a matéria no Canaltech.