Roma – Após a missa fúnebre de Papa Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que gostaria de ver um novo papa com o mesmo perfil do líder religioso falecido. “Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração, os mesmos compromissos religiosos e com a luta contra a desigualdade que ele tinha”, disse Lula ao conversar com jornalistas.
Antes de embarcar de volta para o Brasil, ainda na pista do aeroporto de Roma, Lula afirmou que volta com a sensação de dever cumprido. Segundo ele, “cumprimos os nossos deveres, como cristãos, religiosos e políticos de vir ao enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”.
Presidente Lula conversa com a imprensa em Roma https://t.co/1MtSgDgG56
— Lula (@LulaOficial) April 26, 2025
Lula comenta funeral e segurança do evento
Durante a cerimônia no Vaticano, Lula contou que, por preocupação com a segurança, não conseguiu ver o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não cumprimentei, não vi o Trump, na verdade”, relatou.
Apesar da forte presença de autoridades internacionais, o ambiente de segurança reforçada impediu encontros ou interações mais próximas entre os líderes.
Diálogo pela paz na Ucrânia e Gaza
Questionado sobre as negociações pela paz na Ucrânia, Lula reafirmou a importância do diálogo. Ele disse que “o importante é que se conversem para ver se se encontra uma saída para essa guerra, que está ficando sem explicação”.
O presidente acrescentou que ninguém mais consegue justificar o conflito e destacou que poucos falam em paz. Portanto, segundo ele, o Brasil insiste na necessidade de uma mesa de negociação.
Lula também ampliou sua crítica, mencionando a violência em outros territórios. “A solução é fazer com que os dois lados se sentem na mesa e encontrem uma solução não só para Ucrânia e Rússia, mas também para a violência que Israel comete na Faixa de Gaza”, pontuou.
O post Lula lamenta morte de Papa Francisco e pede sucessor parecido apareceu primeiro em Diário Carioca.