UFC contará com “clássico” brasileiro no evento principal. Entenda

O combate entre o brasileiro Carlos Prates, também conhecido como “O Pesadelo”, e o irlandês Ian Machado Garry, lutadores dos “Fighting Nerds” e do Chute Boxe Diego Lima, na noite deste sábado (26/4), marcará o primeiro confronto entre dois representantes dessas academias de luta em um evento principal, no UFC Kansas City, a partir das 19h (horário de Brasília).

Evento originalmente marcado para ser entre Jamahal Hill e Khalil Rountree, teve que ser remarcado para dia 21 de Junho, por lesão de Hill. Carlos, por sua vez, também teve sua última luta cancelada no UFC 314, por uma lesão de seu oponente na ocasião, Geoff Neal. O UFC rapidamente remarcou o brasileiro em ascensão para uma luta contra Garry, atualmente 7º no ranking dos meio-médios. Carlos é o 13º.

3 imagens

Ian Garry sorrindo em luta

Ruffy, Silva e Borralho
1 de 3

Carlos prates, sorrindo em pesagem

Jeff Bottari/Zuffa LLC

2 de 3

Ian Garry sorrindo em luta

Cooper Neill/Zuffa LLC

3 de 3

Ruffy, Silva e Borralho

Mike Roach/Zuffa LLC

Chute Boxe

A Chute Boxe Vale Tudo, desde seu fundamento, em 1978, tem uma história rica de atletas do mais alto calão do MMA (Artes Marciais Mistas), com astros como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Shogun e Cyborg tendo suas origens e alguns até o topo de suas carreiras na academia. A equipe, hoje, em termos de número de representantes no UFC, é a maior do Brasil, com cerca de 40 lutadores, de acordo com o seu próprio site.

Sua filial paulista, Chute Boxe Diego Lima, não fica para trás. Responsável pela mudança de chave na carreira do ex-campeão Charles “Do Bronx” Oliveira, após juntar a equipe em 2018, teve uma sequência de 11 vitórias consecutivas, 10 por finalização ou nocaute. Resultando na conquista do cinturão dos leves, em 2021.

Ian Garry ingressou na equipe paulista em 2023, e até dezembro de 2024, era um atleta invicto no mundo das lutas, perdendo um combate nos detalhes contra Shavkat Rakhmanov, em uma luta para decidir o próximo desafiante ao cinturão, atualmente de Belal Muhammad.

Seu cartel hoje é de 15-1-0 e titulo do Cage Warriors, maior organização inglesa de MMA, tudo antes 28 anos de idade só comprova sua qualidade como atleta e da academia.

Fighting Nerds

A Fighting Nerds, os “nerds lutadores”, na tradução livre, foi fundada em 2014. Originalmente conhecida como “Combate Clube São Paulo” recebeu uma nova identidade gradualmente, após experiências pessoais de Pablo Sucupira e Caio Borralho de bullying na infância por serem considerados “nerds”, com Caio até chegando a ser professor de química e matemática.

A união dos dois no mundo da luta veio através da forma analítica de observarem o MMA e o mundo em geral. Com os óculos “quebrados” viraram sua marca registrada a partir de criação do Pablo, para demonstrar resiliência, inteligência e força na hora de lutar.

Os nerds principais são Caio Borralho, Maurício Ruffy, Jean Silva e Carlos Prates. Todos ainda invictos no UFC, contam com finalizações e nocautes marcantes.

Jean, último a lutar, no UFC 314, venceu de forma elástica de finalização. Ruffy está concorrendo para o nocaute do ano após chute rodado em King Green e Caio agora está com enormes expectativas de disputar o cinturão interino contra Khamzat Chimaev no UFC 317, na Semana Internacional da Luta, após lesão de Dricus Du Plessis.

Carlos Prates terá sua chance de brilhar novamente agora, vindo de uma sequência de 11 vitórias consecutivas, com 4 delas no UFC e todas por finalização. Prates é conhecido pelo seu Muay Thai letal, tendo morado na Tailândia para aprimorar suas técnicas de trocação, melhorando mais ainda as suas outras habilidades no MMA, e vem se tornando um lutador completo, padrão dos nerds, e promete um evento principal emocionante.

“Clássico” brasileiro

As duas academias são localizadas em São Paulo, e ambas contam com combatentes em diversas categorias. O combate entre o brasileiro e o irlandês que se diz brasileiro de coração, dará pontapé inicial na rivalidade entre as equipes.

A história do MMA reserva rivalidades marcantes na modalidade, como na Flórida, com os constantes duelos da American Top Team (ATT) e a Blackzilians. A rixa entre academias gerou até mesmo uma temporada do reality The Ultimate Fighter, produzido pelo UFC, que tinha o objetivo de colocar lenha na fogueira da treta das duas equipes, causada por saída polêmica dos lutadores fundadores do Blackzilians da ATT.

Card do UFC Kansas

Evento Principal

Ian Machado Garry x Carlos Prates

Card Principal

Anthony Smith x Zhang Mingyang

Giga Chikadze x David Onama

Michel Pereira x Abus Magomedov

Randy Brown x Nicolas Dalby

Ikram Aliskerov x Andre Muniz

Card Preliminar

Matt Schnell x Jimmy Flick

Evan Elder x Gauge Young

Chris Gutierrez x John Castaneda

Da’Mon Blackshear x Alateng Heili

Malcolm Wellmaker x Cameron Saaiman

Jaqueline Amorim x Polyana Viana

Timothy Cuamba x Roberto Romero

Chelsea Chandler x Joselyne Edwards

Adicionar aos favoritos o Link permanente.