Por que os bancos estão entre as marcas mais valiosas do país?

Os bancos desempenham um papel fundamental na economia e no cotidiano dos brasileiros. Além de serem o motor que faz a roda do desenvolvimento girar entre produção e consumo, as instituições financeiras representam estabilidade e confiança para muita gente. E esses podem ser os fatores que explicam a valorização dessas marcas.

Conforme um ranking divulgado recentemente pela consultoria internacional Brand Finance, dois bancos figuraram como os únicos representantes nacionais entre as marcas mais valiosas do planeta.

A consultoria atribui esse reconhecimento ao amplo alcance dessas instituições, à sólida reputação que construíram ao longo dos anos e ao posicionamento estratégico que garante relevância no mercado. Mas, o que torna os bancos tão valiosos como marcas?

Em um país onde a instabilidade econômica é uma realidade para muitos, os bancos deixam de ser apenas o local que guarda recursos e se tornam aliados essenciais no planejamento financeiro, na realização de sonhos e na busca por segurança de milhões de pessoas.

Atualmente, são responsáveis por ampliar o acesso a recursos para consumir, investir e crescer para uma grande parcela da população.

Isso cria uma sensação de parceria entre banco e usuário, na qual o cliente confia os recursos e planos ao banco, e esse, por sua vez, oferece as ferramentas necessárias para que os objetivos dos clientes sejam alcançados.

A digitalização do sistema bancário também é um dos fatores para alavancar a aproximação entre bancos e clientes. A facilidade de acessar por meio de aplicativos e plataformas on-line o tornou mais acessível e utilizado, sobretudo a partir da implementação do Pix e das fintechs – em uma década, foram mais de 60 milhões incluídos no sistema financeiro.

Com o avanço da tecnologia, a humanização no atendimento passou a ser um diferencial, garantindo que, mesmo no ambiente digital, os clientes continuem a sentir-se valorizados e bem atendidos.

Outro fator relevante é a globalização. Algumas das principais marcas de bancos são conhecidas e reconhecidas também fora do Brasil. Essa expansão amplia a visibilidade, aumenta o valor e a força dessas marcas.

Resumindo, os bancos no Brasil conquistaram espaço ao popularizarem-se, com um marketing mais próximo da sociedade, trazendo experiência e exclusividade como atributos.

Para continuar figurando entre as marcas mais valiosas, é essencial que sigam colocando o cliente em primeiro lugar, tornando os serviços mais acessíveis e reforçando a confiança.

Para se manterem relevantes, não há outra saída a não ser a de se adaptar constantemente às mudanças do mercado e às necessidades dos novos clientes, garantindo, assim, crescimento sustentável no futuro.

Alessandra Velloso é sócia-diretora do escritório Velloso Advogados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.