Com o passar do tempo, é natural que a produção de colágeno pelo corpo diminua, resultado no aparecimento de rugas, linhas de expressão, além da piora da flacidez.
A nutricionista Letícia Gasparetto destaca que, para estimular a produção do composto, o ideal é manter uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes. “Além disso, o uso de colágeno hidrolisado (suplemento) pode ser um reforço interessante, principalmente com o avanço da idade.”
“O colágeno é fundamental para manter a firmeza da pele, a saúde das articulações, ossos, unhas e cabelos. Sem ele, tudo tende a ficar mais frágil, flácido ou dolorido com o tempo”, detalha a profissional.
Para contornar a baixa produção da proteína, a nutricionista afirma que a “alimentação fornece os ‘tijolinhos’ que o corpo precisa para fabricar colágeno.”
Dieta para turbinar a produção de colágeno
Entre os alimentos que não podem faltar, estão aqueles com:
- Vitamina C, presentes em frutas cítricas como a laranja, o kiwi e o limão.
- Fontes de zinco, como castanhas e sementes.
- Alimentos ricos em cobre e aminoácidos, presentes em carnes, ovos e leguminosas.
Por que produzir colágeno fica mais difícil com o passar dos anos?
Letícia acrescenta que, com o envelhecimento, o corpo naturalmente diminui a produção de colágeno. “A partir dos 25 anos, essa produção já começa a cair — e fatores como estresse, má alimentação, exposição solar em excesso e tabagismo pioram ainda mais o quadro.”