

Espécie de crocodilo pré-histórico é identificada na Amazônia – Foto: Divulgação/Pixabay/ND
Uma nova espécie de crocodilo pré-histórico foi descoberta por pesquisadores no Brasil. A informação foi confirmada a partir de fósseis encontrados na Formação Solimões, no oeste do estado do Amazonas. O animal habitou a região há aproximadamente 8 milhões de anos.
De acordo com o Portal IG, o levantamento mostra que o réptil pré-histórico tinha um focinho estreito e longo, parecido com o crocodilo gavial, que vive atualmente no sul da Ásia.
Crocodilo pré-histórico
A revista Zoological Journal of the Linnean Society divulgou o estudo e nomeou a espécie do crocodilo como Gryposuchus pachakamue, que pertence a um grupo extinto de crocodilianos. O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de paleontólogos do Brasil, Peru, França e Estados Unidos.
Ainda, segundo os pesquisadores, a estrutura do crânio do crocodilo pré-histórico revela que o animal passava por um processo de adaptação ao meio aquático. Além disso, a posição dos olhos e o formato do focinho indicavam uma dieta mais variada, diferente das espécies atuais, que consomem mais peixes.