A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ) apreendeu, neste sábado (26/4), dois frascos de xarope contendo, supostamente, cocaína líquida. O pai de um detento tentava transportar o falso remédio para dentro do Presídio Joaquim Ferreira de Souza.
O material foi interceptado durante procedimento de revista e vistoria detalhada em materiais destinados aos internos, realizado pela Direção e equipes de Segurança e Custódia, a partir de informações de inteligência. A ação ocorreu por volta das 10h40, na portaria da unidade.
“A substância foi encaminhada, junto ao visitante responsável, cadastrado como pai de um interno, à 34ª Delegacia de Polícia para o registro de ocorrência”, informou a Seap em nota.
O material era transportado em duas embalagens de fendizoato de cloperastina, medicamento que é usado para tratamento de tosse. Juntas, as embalagens têm capacidade para 240 ml.
“A Seap reforça a importância do rigor nos protocolos de segurança, especialmente no controle de entrada de materiais, e alerta as demais unidades prisionais e servidores que atuam nas portarias sobre a necessidade de redobrar a atenção a artifícios utilizados para tentar burlar a fiscalização”, destacou.