Presente na memória afetiva de muitas famílias brasileiras, o caldo de ovos atravessa gerações como símbolo de conforto e nutrição. Popular no interior do Brasil e em culturas asiáticas, a receita de preparo rápido — na qual os ovos são incorporados a um caldo quente, formando fios ou texturas cremosas — ganha atenção especial dos especialistas em saúde por conta dos seus benefícios.
Para entender como o caldo feito à base de ovos pode contribuir para a saúde, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Sabina Donadelli. Segundo a profissional, a receita, quando preparada com ingredientes naturais e de qualidade, impacta positivamente diferentes órgãos do corpo humano.
“Ele combina a riqueza proteica do ovo com os nutrientes dos caldos naturais — como ossos, legumes e temperos —, promovendo saciedade, fornecendo vitaminas essenciais e apoiando, inclusive, o emagrecimento e o equilíbrio metabólico”, explica.
Entre os principais benefícios do caldo de ovos estão a promoção da saúde cerebral e ocular, graças à presença de antioxidantes como luteína e zeaxantina.
“Pela rica presença de vitaminas A, D, E, além de zinco e selênio, o ovo também garante todos os nutrientes fundamentais para a regulação imunológica”, destaca Sabina.
Caldo de ovos é uma opção de receita low carb
Segundo a nutricionista, a base tradicional do caldo pode ser feita com legumes, frango ou leite, engrossado com farinha de mandioca ou amido de milho. Para garantir que o prato seja ainda mais saudável, Sabina indica as versões que podem integrar dietas low carb, cetogênicas ou hiperproteicas.
“Nesse caso, o espessamento é feito com vegetais batidos, como abobrinha e couve-flor, aumentando o teor de fibras e reduzindo o de carboidratos“, recomenda Sabina.
Ainda segundo a expert, quando o caldo de ovos é associado a um de ossos bem preparado, que oferece colágeno, aminoácidos e minerais, ele se torna uma verdadeira fórmula natural para quem busca hipertrofia ou recuperação física.

” O ovo, especialmente a gema, é rico em nutrientes que participam diretamente da regulação do sistema imune, como vitamina A, D, E, zinco e selênio. Quando somado a um caldo de ossos bem preparado — que contém colágeno, aminoácidos e minerais — o efeito é ainda mais potente”, detalha.
Além disso, Sabina acrescenta que a presença de colágeno e glutamina, se for usado junto do caldo de ossos, ajuda também na recuperação dos tecidos e na saúde intestinal.
Nutricionista revela que o prato faz bem em qualquer idade
Quando se trata da recomendação, Sabina revela que o caldo de ovos é seguro para todas as faixas etárias, desde que seja preparado com alimentos naturais e livre de aditivos artificiais. Para os pequenos, é uma excelente forma de introduzir proteínas e nutrientes essenciais de maneira leve. Já para os mais velhos, ajuda na manutenção da massa muscular e oferece uma refeição de fácil digestão.
Embora a receita seja amplamente segura, algumas pessoas devem ter cautela. Quem apresenta alergia ao ovo ou intolerância deve evitá-lo. Outro ponto de atenção é o uso de caldos industrializados.
“Eles costumam conter excesso de sódio, glutamato monossódico e conservantes que não são interessantes para a saúde. O ideal é preparar o caldo de forma caseira, com ingredientes frescos”, sugere a especialista.
Apesar das recomendação, Sabina avalia que o caldo de ovos assim como as sopas reúne uma potência nutricional em um prato quente. “Sopa é sempre uma boa ideia — depende do que você coloca dentro. Quando feita com ingredientes naturais, o caldo de ovos pode ser um verdadeiro “abraço” nutritivo: sacia, nutre e ainda cuida da sua saúde de dentro para fora”, conclui.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram