A operadora de rede espanhola Red Eléctrica informou, nesta segunda-feira (28/4), que o apagão elétrico afetou toda a Península Ibérica, que reúne países como Portugal e Espanha e territórios como Andorra, Gibraltar, com uma população total de mais de 50 milhões de pessoas.
A emissora pública espanhola RTVE informou que a queda de energia atingiu várias regiões do país por volta das 12h30, horário local, deixando sua redação, o Parlamento espanhol em Madri e estações de metrô em todo o país no escuro.
Pessoas em conversas de WhatsApp em bairros de Barcelona e cidades e vilas nos arredores também relataram a interrupção.
Em Portugal, um país com cerca de 10,6 milhões de habitantes, a interrupção atingiu a capital, Lisboa, e áreas vizinhas, bem como as regiões norte e sul do país.
A distribuidora portuguesa E-Redes afirmou que a interrupção se deveu a “um problema com o sistema elétrico europeu”. A empresa afirmou ter sido obrigada a cortar o fornecimento de energia em áreas específicas para estabilizar a rede.
Não foi possível fazer chamadas em redes de celular, embora alguns aplicativos estivessem funcionando.
Notícias não confirmadas indicaram que o metrô de Lisboa havia parado de funcionar. Semáforos no centro da cidade também pararam.
Com informações do jornal britânico The Guardian.