O apagão que atingiu os países da Península Ibérica – Portugal e Espanha -, além de partes da França, foi testemunhado pela editora de Entretenimento do Metrópoles, Ranyelle Andrade, que está na capital espanhola, Madri.
Ela conversou com algumas pessoas para mostrar o impacto e os transtornos causados pela falta de energia elétrica, que fechou aeroportos e estações de metrôs, cancelou voos, deixou celulares sem sinal e residências às escuras.
“As pessoas estão presas em elevadores”, relatou um entrevistado, em meio ao “apagão geral”.
Assista:
Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro.
Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana devido à complexidade do fenômeno e pela necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.
Transporte público paralisado
A queda de energia paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasou voos. Em Madri, Lisboa e no Porto, o metrô foi fechado. Na Espanha, o tráfego ferroviário foi interrompido em todo o país. Linhas telefônicas e caixas eletrônicos também foram afetados.
De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar, o Aeroporto de Madri ficou fechado para partidas e chegadas por pelo menos meia hora, mas o movimento de aeronaves agora é visível ao redor do campo de aviação.
Segundo relatos de usuários, os semáforos que regulam o trânsito em Madri estão fora de serviço, assim como o metrô e os celulares, com várias pessoas ficando presas nos elevadores de prédios.
Em Lisboa, as estações de metrô fecharam, e serviços de emergência, como viaturas de polícia e ambulâncias, circulam constantemente pelas ruas. Os icônicos bondes da capital estão parados nas ruas, enquanto turistas não conseguem acessar apartamentos turísticos cujas portas são abertas com chips eletrônicos, e famosos restaurantes de frutos do mar frescos estão preocupados com a deterioração devido à falta de refrigeração.
A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica afirmou estar trabalhando para restaurar o fornecimento de energia. “Este é um problema europeu mais amplo”, destacou a Red Electrica.
“Zero” no sistema elétrico
Segundo dados da Red Eléctrica, por volta das 12h30, quando o consumo estava em torno de 25.184 megawatts, ele caiu repentinamente para 12.425 megawatts. A operadora relatou que foi registrado um “zero” no sistema elétrico peninsular, o que geralmente indica um apagão generalizado.
Posteriormente, o sistema elétrico da península começou a recuperar a tensão nas regiões norte e sul, de acordo com a empresa.
Na França, a operadora da rede elétrica RTE informou que houve uma breve interrupção de energia, mas a eletricidade já foi restaurada.
Com informações do portal DW, parceiro do Metrópoles.