Conheça a Quero Melancia, participante do Metrópoles Fashion & Design

Nascida da vontade de promover expressão e identidade, a marca Quero Melancia é um dos criadores confirmados no Metrópoles Fashion & Design 2025. Fundada em 2013 pela brasiliense Thaís Madureira, a etiqueta surgiu de um gesto simples, mas profundamente simbólico: a jovem, ao não encontrar roupas que traduzissem a própria estética e identidade, decidiu costurar as próprias peças.

Vem saber mais!

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
A Quero Melancia fica na quadra 714/715 da Asa Norte

Quero Melancia no Metrópoles Fashion & Design

Mais do que uma marca de moda, a Quero Melancia é um manifesto. A trajetória da etiqueta, inclusive, é construída sobre valores como origem, expressão, ideologia e sonho, refletindo a força da voz pessoal de Thaís e de tantos indivíduos que desejam ser vistos e compreendidos por meio do que vestem.

A relação com Brasília — e também com o entorno do Distrito Federal — está profundamente enraizada no DNA da marca. “Eu sou cria da mistura de Valparaíso (GO) com Brasília. Tenho as marcas dos morros, becos e descampados do Valparaíso, mas também a memória de viver os pilotis, tesourinhas, jamelões e ipês da capital federal. Tudo isso influencia a moda que faço na Quero Melancia, que tem um jeito brincalhão de ser, mas também é moldada por um rígido e elegante concreto”, conta Madureira.

A marca também carrega posicionamentos claros. Para a estilista, moda e política caminham juntas: “A Quero Melancia é uma marca feminista, antirracista, contra a homofobia, contra a gordofobia e a favor dos direitos humanos e das minorias. Nos posicionamos ao lado que defende a equidade social.”

Essa filosofia se reflete não apenas nas mensagens estampadas nas vitrines — como a bandeira da Palestina pintada recentemente —, mas também na modelagem das roupas: as peças são criadas para todos os corpos, com grade de tamanhos que vai do PP ao 4G.

“Por acreditar que tudo é político, não poderia desvincular a minha marca disso. Algumas vezes essas pautas vem como que por instinto ou necessidade”, afirma.

Na Quero Melancia, além do uso de tecidos naturais, a moda também é pensada de forma atemporal. Por este motivo, a marca não segue o calendário de moda tradicional. A equipe pensa nas roupas como parte de um guarda-roupa para a vida inteira. O lema deles é: use até gastar!

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
Na loja, é possível encontrar opções de presente

 

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
Há peças para trabalhar

 

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
E curtir o fim de semana

À frente da marca há mais de uma década, Thaís reconhece que a jornada do empreendedorismo nem sempre é simples. “Não vou mentir, muitas vezes penso em desistir. São muitas dificuldades, e a dúvida se estou no caminho certo me acompanha com frequência”, revela.

No entanto, ainda assim, é a conexão com o público que a impulsiona. “Não tem preço ver uma pessoa vestir as roupas que eu faço e se sentir feliz em habitar seu próprio corpo, confiante e bonita. Isso é o que mais me inspira a continuar”, finaliza.

No Metrópoles Fashion & Design 2025, a Quero Melancia promete encantar o público com uma moda que diverte, emociona e provoca, ao mostrar o poder de se vestir como um ato de liberdade. Sobre a importância de estar presente no evento, a empreendedora destaca:

“O Metrópoles é uma grande mídia de comunicação da capital federal do Brasil, mas que também tem um alcance nacional. Então, a promoção de eventos como o Metrópoles Fashion & Design, e a divulgação desses artistas e marcas, fortalece a cena da moda local, porque coloca um holofote no trabalho que já tem sido feito. E, assim, gera um movimento para além do círculo de pessoas que esses artistas e marcas já se relacionam, furando a bolha e assim melhorando também a economia local e nacional.”

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
A marca oferece um leque de estilos para atender um público amplo

 

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
Também possui biquíni

 

Na imagem com cor, foto de peças da marca Quero Melancia - metrópoles
E jaquetas estilosas

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Pretty New, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.