A inDrive começou na Sibéria, na Rússia, e se tornou um dos principais concorrentes da Uber ao redor do mundo. Durante o Web Summit Rio nesta quarta-feira (30), o CEO Arsen Tomsky destacou que é preciso inovar, criar uma abordagem de negócios nova, para construir uma empresa global de sucesso em recomendação aos empreendedores.
- Como funciona o inDrive
- Futuro da IA envolve computação quântica, destaca diretora do Google Cloud
“Para construir uma empresa global de sucesso a partir de cidades tão remotas, você tem que inventar algo novo”, disse em um painel mediado pelo gerente de growth do Canaltech, Fabricio Vitorino.
Tomsky exemplificou que, para a inDrive, não fazia sentido criar “mais um programa pequeno”, o que motivou a criar um modelo de negócios com uma abordagem diferente. “Se for efetivo, você pode escalar”, observou.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Minha principal recomendação aqui é encontrar algum valor essencial na vida, o que você pode dar às pessoas”, concluiu.

Desafios e vantagens de começar em locais remotos
O CEO da inDrive também compartilhou os desafios ao começar um negócio em cidades menores, como não ter acesso à talentos e à mídia em relação às grandes capitais, por exemplo. Contudo, esse cenário pode trazer vantagens para empreendedores sem despertar a atenção dos concorrentes.
“Você pode trabalhar muito tempo em ‘modo furtivo’ e os grandes players não te veem você e o que você fez”, pontuou. “É o nosso melhor para ter o máximo de tempo que pudermos para sermos bem sucedidos.”
Tomsky também ressaltou uma das principais diferenças da empresa: o poder da escolha. Diferentemente da Uber e 99, a InDrive aposta em um modelo onde os usuários podem indicar o preço de uma corrida e os motoristas podem aceitá-la ou não.
A visão também foi apresentada pelo executivo em uma entrevista ao Canaltech realizada na edição passada do Web Summit Rio. Na época, Tomsky indicou que a estratégia é explorada para promover o crescimento da empresa no Brasil.
Segundo o executivo, essa abordagem oferece escolhas para todos os lados — tanto aos passageiros quantos aos motoristas —, e tem como objetivo garantir preços mais justos.
Além desse modelo, no ano passado, passou a oferecer a opção de corridas com o preço definido pelo aplicativo. A novidade, no entanto, não remove a alternativa de sugerir um preço para iniciar uma viagem.
Confira outras matérias do Canaltech:
- IA se tornará indispensável para boa prestação de justiça, diz presidente do STF
- Plano Brasileiro de IA prevê recorte de diversidade, diz ministra Luciana Santos
- ‘O YouTube é mais que uma plataforma de distribuição de conteúdo’, diz executiva
VÍDEO: Por que o calor estraga seus aparelhos eletrônicos mesmo que eles não tenham bateria #NÃOéÓBVIO #ÑÉÓ
Leia a matéria no Canaltech.